Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Mostra reúne em diferentes linguagens a influência africana na cultura brasileira

Mostra reúne em diferentes linguagens a influência africana na cultura brasileira

Cultura por em 2015-08-22 13:18:41
A Fundação Municipal de Cultura promove no Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira (CCLAO) até o dia 31 de agosto a exposição Africanidades, que revela a arte africana em suas mais variadas linguagens e sua influência na cultura e no cotidiano brasileiro, como por exemplo, na música, na arte, na dança, na culinária, na literatura e na moda. 
A exposição inaugurada no Festival Descontorno Cultural reúne objetos como máscaras, peças de vestuários, telas até textos e livros. A exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Na exposição Africanidades, o visitante é convidado a transitar por espaços que vão confirmando a influência da cultura africana em variadas linguagens, resultando e legitimando a cultura afro brasileira.
Um dos destaque são dois figurinos de Enia Dara, idealizadora da “Feira Ébano - Feira Afro Mineira de Moda”, que mostram a beleza das cores e ousadia da moda afro. 
Máscaras africanas confeccionadas utilizando a técnica de Paper Clay, em uma oficina realizada no Centro Cultural, e dois quadros utilizando da técnica de mosaico, da artista local Valéria Delmondes, compõem o espaço da arte na mostra. 

Na área da música instrumentos musicais e sonorização ambiental com músicas dos artistas que participaram da edição do Festival Descontorno Cultural – que no CCLAO recebeu a temática cultura afro - entre eles a sambista mineira, Marina Gomes compõem o ambiente.
Outro fator fortemente estampado na cultura brasileira, foi o legado culinário deixado pelos africanos. Nesse espaço, é representado de modo simbólico, uma comida típica afro brasileira: o abará.
Além disso os visitantes levariam consigo as receitas de como fazer um delicioso abará e um saboroso vatapá. 
Por fim, a literatura também ganha espaço na mostra com livros que tratam da temática e que trazem grandes personalidades negras que marcaram e influenciaram nossa história, como obras de Machado de Assis e Castro Alves.

Serviço
Exposição Africanidades

Até 31 de agosto, de segunda a sexta, das 8h às 17h

Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira

Avenida Presidente Antônio Carlos, 821 – Lagoinha

Entrada gratuita
Informações para o público: (31) 3277-6091

Fonte - FMC de Belo Horizonte
Fotos - Divulgação

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também