Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > III Concurso de Poesia Serra Serata - Homenagem aos 120 anos de RaulLeoni

III Concurso de Poesia Serra Serata - Homenagem aos 120 anos de RaulLeoni

Literatura por em 2015-08-25 16:44:22

III CONCURSO DE POESIA SERRA SERATA

(Homenagem aos 120 anos de Raul de Leoni)

 REALIZAÇÃO:

FUNDAÇÃO DE CULTURA E TURISMO DE PETRÓPOLIS

 APOIO:

ACADEMIA BRASILEIRA DE POESIA - CASA DE RAUL DE LEONI

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

 COORDENAÇÃO:

CATARINA MAUL

O ano de 2015 marca as comemorações aos 120 anos do poeta petropolitano Raul de Leoni, que nomeia a primeira Academia Brasileira de Poesia, o maior Centro de Cultura da cidade de Petrópolis, além de uma importante rua no Centro Histórico.

Mas a importância do poeta vai além de endereços. Perpetua-se no reconhecimento nacional da sua qualidade poética e da perfeição de sua única obra editada, Luz Mediterrânea.

Sendo o soneto o estilo poético mais praticado por Raul de Leoni, e sendo este estilo atribuído, em seu surgimento, aos poetas da Sicília – Itália, o Concurso de Poesia Serra Serata, se une nesta  homenagem aos 120 anos do nascimento do poeta.

APRESENTAÇÃO:

O ano de 2015 marca as comemorações aos 120 anos do poeta petropolitano Raul de Leoni, que nomeia a primeira Academia Brasileira de Poesia, o maior Centro de Cultura da cidade de Petrópolis, além de uma importante rua no Centro Histórico. Mas a importância do poeta vai além de endereços. 

Perpetua-se no reconhecimento nacional da sua qualidade poética e da perfeição de sua única obra editada, Luz Mediterrânea.

Sendo o soneto o estilo poético mais praticado por Raul de Leoni, e sendo este estilo atribuído, em seu surgimento, aos poetas da Sicília Itália, o Concurso de Poesia Serra Serata, se une nesta  homenagem aos 120 anos do nascimento do poeta.

REGULAMENTO:

       1.      Tema:

Luz

       2.      Estilo exigido:

Soneto italiano - duas estrofes de quatro versos (quartetos) e duas de três versos (tercetos)

3.      Categorias:

Infantil (até 12 anos), Juvenil (de 13 aos 18 anos), Adulto e Adultos-Outras Cidades

       4.      Inscrições realizadas através da entrega ou envio do trabalho: 

 Aos cuidados de Catarina Maul, na Secretaria de Educação de Petrópolis – Divisão de Atividades Culturais e Artísticas, na Casa de Educação Visconde de Mauá ou pela caixa postal 91714 – Agência Cidade Imperial – CEP 25620972 ou, ainda,  pelo e-mail concursosliterariospetropolis@gmail.com, desde que sejam poetas de outras cidades ou com autorização prévia da coordenação do concurso.

Assunto para inscrição por e-mail: III Concurso de Poesia Serra Serata.

5.      Prazo de inscrição: até dia 1 de setembro de 2015. 

       6.      Apresentação dos trabalhos: As poesias deverão ser apresentadas em 5 (cinco) vias, com o máximo de 30 versos e identificação, contendo,impreterivelmente, nome completo, endereço com CEP, telefone, e-mail, categoria e, tratando-se das escolares, ainda nome da escola, telefone do aluno e dados do professor responsável. 

        As poesias inscritas por e-mail deverão trazer no corpo do arquivo em word anexo, abaixo da poesia, as mesmas informações.

        7.      Seleção: Serão selecionados 10 (dez) trabalhos das categorias infantil, juvenil e adulto, para serem apresentados ao júri na noite da premiação. Os 3 vencedores da categoria “adultos de outras cidades” serão apresentados durante o evento de entrega da premiação. Os poemas dos poetas de outras cidades serão selecionados, mas somente serão divulgados os  vencedores no dia da final.

        8.      Premiação: Serão premiados com troféus os 3 (três) primeiros colocados e os melhores intérpretes de cada categoria, salvo os poetas adultos de outras cidades, que não disputam o troféu de Melhor Intérprete. 

        Local e data da final serão informados posteriormente.

        9.      Maiores detalhes poderão ser esclarecidos através do e-mail concursosliterariospetropolis@gmail.com

Catarina Maul
produtora cultural, poetisa, pedagoga
Bem Cultural Produções Artísticas Ltda
presidente da Academia Brasileira de Poesia - Casa de Raul de Leoni
idealizadora da Confraria da Poesia Informal
www.rauldeleoni.org

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também