Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Últimos dias de inscrições para o 2º Prêmio Mestres da Cultura Popular

Últimos dias de inscrições para o 2º Prêmio Mestres da Cultura Popular

Cultura por em 2015-08-25 17:27:30

 
A Fundação Municipal de Cultura recebe até o dia 28 de agosto inscrições para o “2º Prêmio Mestres da Cultura Popular de Belo Horizonte”. Assim como a primeira edição, o intuito é reconhecer e valorizar a atuação dos mestres e mestras da cultura popular, responsáveis pela transmissão e perpetuação de tradições que compõem o patrimônio cultural imaterial da capital mineira.
O edital completo está disponível no site www.bhfazcultura.pbh.gov.br. As inscrições podem ser feitas até 28 de agosto, presencialmente na Diretoria de Patrimônio Cultural (DIPC), situada na rua Professor Estevão Pinto, 601, bairro Serra, ou ainda em qualquer um dos Centros Culturais regionalizados da FMC. 

Nesta edição, serão premiados até três mestres, cada um deles receberá um prêmio de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) e certificado alusivo ao título de “Mestre da Cultura Popular de Belo Horizonte”.
Os mestres e mestras devem ter idade igual ou superior a 60 anos, domiciliados e atuantes em Belo Horizonte há pelo menos 10 anos, e possuir o reconhecimento de suas comunidades de que são detentores do conhecimento indispensável à transmissão de saber, celebração ou forma de expressão tradicional. 
A premiação tem como objetivo identificar e salvaguardar saberes, celebrações e formas de expressão portadoras de referência à identidade, à história e à memória dos grupos formadores da sociedade belo-horizontina em toda a sua diversidade.
A iniciativa da Fundação Municipal de Cultura também visa valorizar e divulgar a atuação dos mestres e mestras na transmissão e perpetuação da cultura popular ao longo do tempo, além de contribuir para a melhoria das condições sociais e materiais de transmissão e perpetuação dos bens culturais imateriais da cidade. 

Primeira edição

O 1º Prêmio Mestres da Cultura Popular de Belo Horizonte, realizado em 2014, recebeu 29 indicações de mestres e mestras, número considerado bom pela Diretoria de Patrimônio Cultural da FMC devido ao ineditismo da ação na cidade e, sobretudo, ao perfil muito particular dos candidatos. Os vencedores foram a benzedeira Dalila Senra Fabrini; o sambista José Luiz Lourenço (Mestre Conga) e a rainha conga do Estado de Minas Gerais, Isabel Casimira das Dores Gasparini, falecida no início deste mês.
Fonte - FMC
Foto   - Divulgação

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também