Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > A aprazível convivência da ASPI-UFF.

A aprazível convivência da ASPI-UFF.

Cultura por Alberto Araújo em 2015-08-27 11:07:51
A APRAZÍVEL CONVIVÊNCIA DA ASPI-UFF

 

Na última quinta-feira (13 de agosto), a Associação dos Professores Inativos da Universidade Federal Fluminense - ASPI - UFF realizou um almoço de confraternização em homenagem aos pais e aos aniversariantes do mês de agosto.

O evento aconteceu em sua sede, situada na Rua Passo da Pátria, 19, São Domingos, Niterói - RJ, onde aproximadamente 60 aspianos, juntamente com amigos, participaram da confraternização. Prestigiando o encontro de convivência  estavam a presidente da entidade a professora, doutora Aydil Preis de Carvalho e todo o seu secretariado e várias personalidades aspianas e amigos de diversas entidades educacionais e literárias.

Obedecendo à programação, primeiro foi servido o Coquetel de Boas Vindas, logo após a Palavra da Presidente, e em seguida foi oferecido o delicioso almoço, a cargo do Buffet gastronômico Sabor a Parte.

Logo após da saborosa refeição, apresentou-se o Coral Cantar é Viver da ASPI-UFF acompanhado do maestro e musicista Joabe Ferreira e, a seguir,   em homenagem aos pais, aconteceu a Abertura da Exposição do artista plástico Robert Preis,  um alemão radicado há décadas no Brasil. Aqui trabalhou até aposentar como professor da Língua e Literatura Alemã da USO, da UFF e do ICBA -RJ.

Segundo o depoimento escrito do curador de arte Antonio Machado,  a arte do professor Robert Preis  apresenta,  características personalíssimas. Chega, às vezes, a lembrar a lendária gráfica crítica da República de Weimar, na qual a nata da arte alemã utilizou-se do desenho, da pintura e do pensamento filosófico, para criticar, denunciar e exibir as diferenças sociais...

Na ocasião, foram entregue os trabalhos artesanais aos pais homenageados: Luiz Calheiros, Joaquim Gonçalves, Raimundo N. Damasceno, Acyr de Paula Lobo, Antônio Puhl, José Pedro Esposel, Maximiano de C. e Silva, Marcio Selles, Isar Trajano da Costa. Todos eles ficaram retratados com a fidelidade dos traços pessoais reproduzidos pelo agudo olhar do mestre Preis. O artista iluminou  a marca mais característica de cada um, captando o que lhe fosse verdadeiramente peculiar.

Assim, essas personalidades tiveram a sua imagem(efígie)  modulada em uma espécie de medalhão feito de argila cozida com a circunferência de 26 cm de diâmetro. Foi um momento emocionante, em que a surpresa se estampava na fisionomia dos agraciados diante de  tal mimo.

Além de cinzelador de efígies, Roberto Preis é músico, caricaturista e também poeta. E dos bons! Já nos deu três livros de versos em língua portuguesa: Transpondo fronteiras (1999), Procurando um caminho (2000) e Reunindo pontas soltas (2002). Mas "esconde  na manga", ainda mais um, quentinho,  já prestes a ir ao  forno, sendo aguardado pelos leitores. Muitos de seus poemas  são flashes de situações cotidianas impregnadas de crítica social e de humor, uma das marcas do seu traço poético.

Apesar de ter feito de Niterói a sua morada, Preis não se esquece das raízes natais. Frequentemente volta à pátria da infância, mas aqui criou também laços afetivos. Casou-se com a ilustre historiadora Aydil de Carvalho Preis, presidente da ASPI-UFF e conquistou muitos amigos brasileiros com sua fidalga gentileza e suas criações .

Por fim, para coroar essa prazerosa tarde de convívio com os membros aspianos, foi cantado o tradicional  parabéns aos aniversariantes do mês de agosto. O Focus Portal Cultural, através de seu diretor, esteve presente e trouxe para você momentos expressivos do memorável acontecimento.

Assista ao vídeo, clicando no link do Canal You Tube do Focus Portal Cultural abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=_iP1zx8HPRM

 



UM POUCO SOBRE A ENTIDADE



A Associação dos Professores Inativos da Universidade Federal Fluminense - ASPI - UFF, criada em 14 de julho de 1992, tem como finalidade apoiar a defesa de direitos e qualidade de vida de seus associados - cerca de 600 - entre professores aposentados e pensionistas da UFF.

Entidade de caráter cultural, técnico-cientifico e de lazer, a ASPI promove uma variada gama de atividades socioculturais, abertas também à comunidade, como Saraus Vespertinos, palestras, cursos diversos, passeios, além do Almoço de Confraternização mensal. Destacam-se, ainda, o Coral "Cantar é Viver e o informativo mensal ASPI-UFF de Notícias. Desde 1997, possui os títulos de Utilidade Pública, nos âmbitos estadual e municipal(Leis nº 2.766 e nº 1.567, respectivamente).



DIRETORIA EXECUTIVA


Presidente: Aydil de Carvalho Preis

1º Vice-Presidente: Lúcia Molina Trajano da Costa

2º Vice-Presidente: Ilka Dias de Castro

Secretária Geral: Magaly Lucinda Belchior da Mota

Secretária Adjunta: Nilza Simão

Tesoureira Geral: Dalva Regina dos Prazeres Gonçalves

Tesoureira Adjunta: Léa Souza Della Nina


Endereço: Rua da Pátria, 19, São Domingos,

Niterói - RJ-Brasil.

E-mail - aspiuff@aspiuff.org.br 

Site: www.aspiuff.org.br 



APOIO CULTURAL


 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também