Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Geral > Dia do Nutricionista

Dia do Nutricionista

Geral por Betty Silberstein em 2015-08-31 21:43:44

                

No dia 31 de Agosto é comemorado o Dia do Nutricionista!

A Associação Brasileira de Nutricionistas foi criada neste mesmo dia, no ano de 1949, e por isso é celebrado nesta data. Atualmente, a associação chama-se Associação Brasileira de Nutrição, a Asbran.

nutricionista é um profissional de saúde com estudos exclusivamente voltados à alimentação humana.

É capacitado e habilitado a prescrever dietas para indivíduos saudáveis e doentes; é capaz de avaliar carências de nutrientes no organismo, além de tratar obesidade, dislipidemia, diabetes e infecções de todo o sistema gastrointestinal. Para isso, realiza a anamnese do paciente: anamnese é uma entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu paciente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença ou patologia. Em outras palavras, é uma entrevista que busca relembrar todos os fatos que se relacionam com a doença e à pessoa doente.

Ele é ainda habilitado a prescrever exames, elaborar informações tecno-científicas, dirigir, coordenar, planejar, supervisionar e organizar quaisquer serviços de alimentação ou nutrição, seja este em clínicas, hospitais, asilos, empresas, restaurantes, e outras áreas relacionadas ou correlacionadas à nutrição humana. Pode também ensinar tanto a nível técnico, quanto na graduação em nutrição, entre outras muitas funções exclusivas do profissional e Dr. em nutrição.

Esse profissional também visa a segurança alimentar e a atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais.

Sua atuação contribui para a melhoria da qualidade de vida e deve ser pautada em princípios éticos, com reflexões sobre a realidade econômica, política, social e cultural do país.

Com o Nutricionista, aprendemos o que é uma vida saudável e quais os caminhos e alimentos necessários para tê-la. Por isso, eles merecem uma homenagem nesta data.

Parabéns, nutricionista!

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também