Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Artes Plásticas > Inaugurada Exposição Chacrinha: o eterno Velho Guerreiro

Inaugurada Exposição Chacrinha: o eterno Velho Guerreiro

Artes Plásticas por Rogério Araujo (ROFA) em 2015-09-02 23:10:34

O prefeito de São Gonçalo, Neilton Mulim, fez abertura oficial da exposição "Chacrinha: o eterno Velho Guerreiro"

A solenidade de abertura realizada na terça-feira, 1º de setembro, contou ainda com presença de Leleco Barbosa, filho de Abelardo Barbosa (Chacrinha), além de autoridades municipais. A mostra pode ser visitada até o dia 30/09, das 10h às 16h, na sala de multimeios do Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão).

A exposição é composta por fotografias e objetos pessoais do Velho Guerreiro. A entrada é gratuita e a classificação é livre e tem curadoria de Leleco Barbosa, um dos principais responsáveis por manter viva a memória do pai. Para ele, esta é uma oportunidade de ter seu pai sempre por perto.

"Eu sempre fico emocionado. Já tem 27 anos que o Chacrinha se foi. Hoje eu sou o responsável pela memória do meu pai e curador da exposição. É preciso conservar a imagem do Chacrinha, que está mais viva do que nunca. São músicas, documentários, livros, há pouco tempo teve um musical que ficou em cartaz quatro meses no Rio de janeiro e quatro meses em São Paulo, está sendo feito um filme em comemoração ao centenário do Chacrinha, em 2017 e em dezembro lançaremos uma nova biografia . Este carinho do povo brasileiro é muito emocionante. Esta exposição é uma forma de sempre ter o meu pai por perto, a presença dele ainda é muito forte", revelou Leleco Barbosa.

Em seu discurso, o prefeito Neilton Mulim ressaltou que receber a exposição sobre a vida e a obra do Velho Guerreiro em São Gonçalo é uma oportunidade para celebrar a alegria.

"Hoje nós estamos celebrando a alegria. Chacrinha é alegria, o maior comunicador que o Brasil já teve. Ele vem do nordeste e constrói uma relação de comunicação com o Brasil inteiro. É preciso lembrar que o Rei Roberto Carlos surgiu no programa do chacrinha e foi coroado por ele como rei", relembrou Neilton Mulim.

Durante a solenidade, o prefeito Neilton Mulim e o secretário de Turismo e Cultura, Michel Portugal, entregaram a Leleco Barbosa, um diploma de mérito cultural por conta da manutenção da memória de Chacrinha através da exposição e de outras obras. Para Michel Portugal, a exposição é um importante resgate da memória do Velho Guerreiro.

"Esta exposição é muito importante. Muitas crianças e adolescentes ouvem falar do Chacrinha, mas não o conhecem. Esta é uma oportunidade para que os saudosos possam relembrar a figura do Chacrinha e seus programas e para que os mais novos saibam quem foi o Velho Guerreiro. Eu estou muito feliz por esta exposição estar em São Gonçalo e agradeço ao prefeito pela oportunidade de trazer esta mostra para a nossa cidade", ressaltou Michel Portugal.

A abertura da exposição foi acompanhada pela secretária municipal de Administração, Roseli Constantino; pela presidente da Fundação Municipal de Assistência a Saúde dos Servidores de São Gonçalo (FUNASG), Alice Tamborindeguy, além de subsecretários, professores, alunos e populares interessados em conhecer um pouco mais sobre um dos maiores comunicadores da história brasileira.

José Abelardo Barbosa de Medeiros, o Chacrinha, nasceu em 30 de setembro de 1917, em Surubim, em Pernambuco. Foi um dos apresentadores de televisão de maior sucesso entre 1950 e 1980. É autor de célebres frases como: quem não se comunica, se trumbica e na televisão, nada se cria, tudo se copia. Em seu programa de auditório foram revelados grandes músicos brasileiros como: Roberto Carlos, Raul Seixas e Paulo Sérgio. Ganhou o apelido de Velho Guerreiro, na década de 1970, forma carinhosa pela qual Gilberto Gil se referiu a Chacrinha em sua música “Aquele Abraço”.

Serviço:           

Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão)

Av.Presidente Keneddy, 721 – Estrela do Norte

São Gonçalo – RJ

Horário: das 10 às 17h, 2ª a 6ª feira

Período: 1 a 30 de setembro



Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também

Publicidade