Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Escritores Ao Ar Livro comemora o dia dos pais em data especial em 16 de agosto.

Escritores Ao Ar Livro comemora o dia dos pais em data especial em 16 de agosto.

Cultura por Alberto Araújo em 2015-09-04 01:46:14
    

O DIA DOS PAIS neste  ano de 2015 caiu no dia 09 de agosto. Com presentes, mensagens, beijos, abraços, filhos e filhas reverenciaram seus progenitores, demonstrando todo o carinho e afeto que existem no coração humano.


Mas a data comemorativa dos nossos queridos heróis, somente ocorreu  no dia 16 de agosto na Associação Escritores Ao Ar Livro, coordenada pelo poeta e curador Paulo Roberto Cecchetti, Com a gentileza de sempre, ele preparou uma festa especial para comemorar o DIA DOS PAIS, congraçando os intelectuais de Niterói na Tenda Literária da Praça Getúlio Vargas, Icaraí, Niterói-RJ.


A comemoração iniciou-se às 10 horas. Poetas, escritores e amigos recitaram poesias em homenagem aos seus entes queridos. Todos os literatos presentes poderiam recitar textos de sua autoria ou pedir alguém de sua preferência para fazê-lo. Inclusive a professora e acadêmica Márcia Pessanha leu um texto desse seu amigo editor. Foi muito emocionante e festiva  aquela comemoração no Quiosque dos Escritores.

Clicar no link para assistir ao filme com as imagens:


https://www.youtube.com/watch?v=H9RGaTEf_L8 


Após as apresentações foi servido um lanche caprichado para os convidados. Todos os escritores, que são pais, puderam retribuir o amor e o carinho recebidos pelos amigos, através de suas homenagens.

 

 

CURIOSIDADE:
 
O Dia dos Pais é uma data para se comemorar com muita alegria. É celebrada todos os anos no segundo domingo de agosto. 
ORIGEM DO DIA DOS PAIS
Há relatos de que o Dia dos Pais surgiu na Babilônia, há mais de 4 mil anos atrás, quando um jovem chamado Elmesu fez um cartão de argila para seu pai, desejando-lhe sorte, saúde e longa vida. Em registros mais novos, no ano de 1909, nos Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd resolveu criar o Dia dos Pais por causa da admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. Foi escolhido o dia de seu aniversário, 19 de junho.
Os americanos se interessaram muito pela data e não demorou muito para a celebração se difundir por todo o estado de Washington e logo se espalhando pelo país inteiro. Em 1972, o Presidente Richard Nixon, oficializou então o Dia dos Pais.
DIA DOS PAIS NO BRASIL
Existem relatos que contam a possível história da origem do Dia dos Pais no Brasil. Segundo alguns registros históricos foi o publicitário Sylvio Bhering que, em 1953, propôs que fosse celebrado o primeiro Dia dos Pais no Brasil. Na tentativa de tentar atrair comerciantes a publicarem no jornal "O Globo", o meio de comunicação difundiu a data, que rapidamente se tornou popular. Sylvio Bhering escolheu dia 16 de agosto para comemorar o Dia dos Pais por ser dia de São Joaquim (segundo a tradição católica o pai da Virgem Maria, avô de Jesus Cristo). Algumas fontes afirmam que possivelmente São Joaquim fosse o "patriarca" da família Bhering. Para que acabasse caindo sempre em final de semana, acabou sendo escolhido o segundo domingo de agosto.
DIA DOS PAIS NOS ESTADOS UNIDOS E NO MUNDO
A data da comemoração do Dia dos Pais varia de acordo com os países, como por exemplo, nos Estados Unidos é no terceiro domingo de junho.
JÁ EM PORTUGAL O DIA DOS PAIS É NO DIA 19 DE MARÇO.
O Dia dos Pais é considerado por muitos apenas uma data comercial, mas é marcado sempre por presentes, frases, poesias, que são dadas aos pais. Especialmente as crianças fazem homenagens a seus pais, geralmente com pequenos presentes preparados na escola.

REALIZAÇÃO



APOIO CULTURAL






Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Paulo Roberto Cecchetti

Parabéns, Alberto! Nós, dos "Escritores ao ar Livro" (e aí incluo tb você!) agradecemos a divulgação do nosso movimento cultural. Abç, PRCecchetti

Publicidade

Veja também