Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Convite para Lançamento: "Catálogo das Obras Publicadas" na Academia Brasileira de Letras.

Convite para Lançamento: "Catálogo das Obras Publicadas" na Academia Brasileira de Letras.

Cultura por Alberto Araújo em 2015-09-04 21:15:51

                

A Academia Brasileira de Letras  lança, em coedição com a Editora Contra Capa, na quinta-feira, dia 10 de setembro, às 17h30min, no Petit Trianon – Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro –, seu “Catálogo de obras publicadas”, organizado pelo Acadêmico e professor Alfredo Bosi. A obra informa sobre as seguintes publicações: Coleção Afrânio Peixoto; Coleção Austregésilo de Athayde; Coleção Antonio de Morais Silva; Série Essencial; e Coedições.

Alfredo Bosi, autor do texto de apresentação, afirma na orelha do Catálogo: “Trata-se, como se verá, de um numeroso, significativo e surpreendente acervo, por meio do qual a Academia Brasileira de Letras mantém disponíveis aos interessados não apenas muitos títulos fundamentais da língua portuguesa e da literatura e da história brasileira que provavelmente estariam à espera de sua redescoberta, como também diversas obras que tiveram a oportunidade de se tornarem públicas sob a iniciativa e os cuidados de seus membros”.

Saiba mais

Licenciado em Letras Neolatinas – diplomas de Português, Italiano, Francês e Espanhol –, Alfredo Bosi, sétimo ocupante da Cadeira 12 da ABL, eleito em 20 de março de 2003, graduou-se na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Fez curso de especialização em Filologia Românica e em Literatura Italiana na mesma Faculdade. Estudou, também, na Faculdade de Letras da Universidade de Florença.

Docente de Literatura Italiana e de Literatura Brasileira, Bosi é membro da Congregação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, coordenador do Programa "Educação para a Cidadania", do Instituto de Estudos Avançados e presidente da Comissão de Ética da (USP). Foi coordenador, junto com Richard Graham, do projeto “Editions of selected great books of Brazil”, organizado pela Universidade do Texas e apoiado pelas Fundações Vitae e Lampadia.

O Acadêmico também é professor convidado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, membro do Comitê Científico da revista Critica del Testo do Departamento de Estudos Românicos da Universitá La Sapienza de Roma e membro da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo. Bosi pertence ao Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro.

Apoio Cultural







Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também