Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Geral > Dia Mundial da Alfabetização

Dia Mundial da Alfabetização

Geral por Betty Silberstein em 2015-09-09 16:32:59

          

A data foi instituída em 1967 pela ONU e pela Unesco, com o objetivo de discutir questões relacionadas com a alfabetização em todo o mundo, bem como fomentá-la em vários países.

Infelizmente, os índices de analfabetismo ainda são altos, especialmente nos países cujo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ainda está abaixo do tolerável.

Conforme pesquisa realizada pela ONU, 781 milhões de adultos em todo o mundo não sabem ler, escrever ou contar. E cerca de 250 milhões de crianças são consideradas analfabetas funcionais, isto é, passaram pela escola, mas não conseguem compreender aquilo que leem.

Esses números alarmantes apenas comprovam que o desafio de alfabetizar e disseminar o conhecimento deve ser visto como prioridade. Mais um motivo para o Dia da Alfabetização tornar-se ainda mais relevante, já que propõe a discussão sobre esse problema e as possíveis alternativas para solucioná-lo.

A alfabetização não é apenas o processo de aprendizagem de ler e escrever. Está diretamente relacionada com o desenvolvimento de um país. Quanto mais pessoas analfabetas, menor é o índice de desenvolvimento. Quanto maior o acesso ao conhecimento e à cultura letrada, maiores são as chances de o indivíduo conseguir um bom emprego e, por consequência, ganhar um salário que atenda às suas necessidades (incluindo acesso à Cultura e ao Lazer).

Por esse motivo, nas últimas décadas, vários países têm assumido o compromisso de combater o analfabetismo. Atualmente, a alfabetização atinge cerca de 84% da população mundial, segundo dados da ONU.

Uma sociedade alfabetizada e letrada certamente é uma sociedade melhor e mais bem organizada. Saber ler e escrever é essencial para a autoestima de homens, mulheres e crianças. Uma energia que pode alterar os rumos de um país, desde que haja a realização de políticas públicas para minimizar as diferenças sociais existentes.

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também