Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Eventos > Inclusão no II Encontro da Formação em Educação e Diversidade do DF

Inclusão no II Encontro da Formação em Educação e Diversidade do DF

Eventos por em 2015-09-12 08:41:13
Participação inclusiva no II Encontro da Formação em Educação e Diversidade do DF
A Comissão de Cultura da II Semana da Diversidade na EAPE entrou em contato com a Biblioteca Braille Dorina Nowill,  agradecendo  a prontidão e disponibilidade  da consultoria voluntária, em participar do II Encontro de Formação em Educação e Diversidade do Distrito Federal (Semana da Diversidade), sobre a temática Ser diverso: as alteridades, as identidades e a emancipação – que liberdade queremos?, que acontecerá no período de 14 a 18 de setembro de 2015, na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação – EAPE.  Inicialmente, veio  o interesse de membro da Comissão científica, Luciana Leite, Pedagoga/Orientadora Educacional, Professora formadora da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do DF, do Núcleo Diversidade e Direitos Humanos, da Secretaria de Estado de Educação do DF.
Esse evento tem como objetivo possibilitar a socialização de saberes e os processos de construção criativa de conhecimentos entre diferentes instâncias sociais, culturais e políticas da nossa cidade e do nosso campo. Nessa ocasião, darão prosseguimento às ações de formação continuada aos profissionais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEDF em tempos e espaços diferenciados.
De acordo com prévio contato,  Dinorá terá  participação na Tenda da Palavra. A tenda estará disponível durante toda a semana para a exibição das obras.  
Na Tenda da Palavra, lançamento de livros infantis, da autora Dinorá Couto Cançado, dia 15/09, 11 h, com apresentação das obras  e fala sobre a temática da trilogia Receita Saudável e mostra dos livros transcritos em Braille e ilustrações adaptadas.
Na Rede Saberes, dia 17, 14h30, apresentação da experiência: Leitura: fator de inclusão social de alunos com deficiência visual. Pesquisa acadêmica de Dinorá Couto Cançado (UnB, 2009), pela Secretaria de Educação do DF, em curso de inclusão.

O evento tem por base a concepção de que, apesar dos avanços obtidos a partir da movimentação dos sujeitos excluídos e marginalizados no campo dos direitos e da educação, muitos obstáculos ainda persistem e se reproduzem no ambiente escolar, exigindo por isso mesmo, o debate em torno das áreas que compõem a Diversidade, quais sejam: Raça e Etnia, Socioeducação e Direitos Humanos, Educação Especial e Inclusão, Educação Ambiental e Sustentabilidade, Gênero e Sexualidade, Educação do Campo, Arte e Diversidade e Transtornos Funcionais.
Nesse sentido, durante o Encontro acontecerão conferências, mesas-redondas, plenárias temáticas, redes de experiências e saberes, reuniões técnicas, além de apresentações culturais, exposições e lançamento de livros para que, na articulação entre profissionais da educação, sindicatos, movimentos sociais e artistas, possamos debater a complexa diversidade brasileira, a fim de construir uma escola em que as diferenças não se tornem desigualdades.
Rica programação do evento encontra-se  disponível  no site www.eape.se.df.gov.br

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também