Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Escritor Alberto Mussa fala na ABL sobre as principais linhagens do conto carioca, na terceira palestra do ciclo “O Rio de Janeiro na literatura”.

Escritor Alberto Mussa fala na ABL sobre as principais linhagens do conto carioca, na terceira palestra do ciclo “O Rio de Janeiro na literatura”.

Cultura por Alberto Araújo em 2015-09-16 20:20:23

                

O professor, contista e romancista Alberto Mussa fez, na Academia Brasileira de Letras, a terceira palestra do ciclo “O Rio de Janeiro na literatura” – A variável trágica: principais linhagens do conto carioca – , sob coordenação do Acadêmico Domício Proença Filho, Secretário-Geral da ABL.  A conferência aconteceu no dia 15 de setembro, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

Foram fornecidos certificados de frequência.

O Acadêmico Antonio Carlos Secchin é o coordenador-geral dos ciclos de conferências de 2015.

“O Rio de Janeiro na Literatura” terá mais duas palestras, sempre às terças-feiras, no mesmo local e horário, com os seguintes dias, conferencistas e temas, respectivamente: dia 22, Beatriz Rezende, A crônica: carioca por natureza; e dia 29, Sérgio Fonta, Teatro do Rio: as grandes Companhias e a Praça Tiradentes.

Saiba mais:

Depois de ingressar no curso de Matemática, Alberto Mussa formou-se em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde concluiu o mestrado com a dissertação O papel das línguas africanas na história do português do Brasil.

A ficção de Alberto Mussa abarca o conto e o romance, com destaque para o “Compêndio Mítico do Rio de Janeiro”, série de cinco novelas policiais, uma para cada século da história carioca.

Mussa também recriou a mitologia dos antigos tupinambás; traduziu a poesia árabe pré-islâmica; escreveu, com Luiz Antônio Simas, uma história do samba de enredo; e organiza, com Stéphane Chao, o Atlas universal do conto. Premiada no Brasil e no exterior, sua obra está publicada em 17 países e 14 idiomas.


FONTE:

http://www.academia.org.br/noticias/escritor-alberto-mussa-fala-na-abl-sobre-principais-linhagens-do-conto-carioca-na-terceira


Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também