Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Eventos > HOMENAGENS AO GRANDE MAESTRO FRANCISCO PERON EM VISCONDE DO RIO BRANCO.

HOMENAGENS AO GRANDE MAESTRO FRANCISCO PERON EM VISCONDE DO RIO BRANCO.

Eventos por Jose Gonzaga de Souza em 2015-09-18 20:19:01

Neste mesmo diapasão como clima, foi o que se comemorou no ultimo dia 04 de Setembro, o centenário do grande Maestro Francisco Peron “O Maestro apaixonado pela musica, nascido e por vezes elogiado pelo também inesquecível autor da Aquarela do Brasil, Ary Barroso, seu conterrâneo. Coube a este abnegado cidadão, levar a conquistas memoráveis em campeonatos estaduais e nacionais, o nome da Cidade denominada “A Princesinha dos Canaviais” no coração da Zona da Mata do Estado das Minas Gerais, Visconde do Rio Branco. Peron revitalizou a criação de Bandas pelos cantos e recantos do país que sempre a convite visitou com os músicos da Filarmônica Rio Branco. Ele realmente dedicou sua vida, por 40 anos, até seu falecimento à Filarmônica e à nobre missão de colocar jovens na arte musical, inclusive, através também de uma Escola Musical, que após sua morte, aos 83 anos, passado três meses passou a se chamar “ESCOLA DE FORMAÇÃO MUSICAL FRANCISCO PERON”, já tendo a Filarmônica uma nova Diretoria, Presidida  por seu  inseparável filho/irmão que com ele já ocupava por outros 12 anos a Vice Presidência da Filarmônica  que é este colunista que lhes escreve; José Gonzaga. Foi uma vida inteira dedicada a musica da cidade e região investindo também nesta escola, que mesmo nestes tempos de crise, promove  uma vigorosa campanha, com o objetivo de levar crianças  a partir de sete anos, jovens e até adultos a gratuitamente, sem mensalidades, custo de matricula ou gastos com material didático ou ainda a cobrança de taxas a estudarem musica. Chiquinho Peron, como era chamado carinhosamente, teve participação importante na cultura da terra que o recebeu com apenas um ano de idade em 1915.

Que se registre que a FILARMÔNICA RIO BRANCO, é constituído de músicos exclusivamente amadores, adultos e crianças, sendo a maioria absoluta oriunda de famílias humildes, sendo que os quais tiveram sua primeira noção das notas musicais ainda criança na própria Escola de Musica da Filarmônica, que os ajuda a ficarem longe de todos os tipo de dependência química. Foi assim que esta corporação transformou-se num verdadeiro orgulho para o povo rio-branquense, que vibra com suas apresentações e suas conquistas.

Neste 07 de Setembro, o Prefeito Municipal, incondicional amigo da Filarmônica, Dr. Iran Silva Couri, se juntou a músicos, amigos e varias outras autoridades municipais, para serem premiados com uma impecável apresentação da Filarmônica Rio Branco, em sua nova fase, com músicos garotos e garotas, que tocaram sucesso do passado e do presente em uma belíssima apresentação, arrancando aplausos de todos os presentes em homenagem a uma figura ícone da cidade que foi Francisco Peron.

Que se registre também que desde a sua fundação a Filarmônica totaliza mais de 3000 (três mil) apresentações, participando de toda e qualquer manifestação ou evento que seja convidada.

Em maio deste ano, o Prefeito Municipal Dr. Iran Silva Couri sancionou a Lei nº 1.224/2015, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal, autorizando erigir e instalar “Busto” do Maestro Francisco Peron, no Parque Carlos Peixoto Filho, Jardim da Praça 28 de Setembro em homenagem ao seu centenário de nascimento o que acontecerá ainda este ano.

Obrigado, “Maestro Peron”, você mereceu e merece todos os aplausos e homenagens!!!

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também