Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Geral > 21 de setembro marca a chegada da primavera

21 de setembro marca a chegada da primavera

Geral por Betty Silberstein em 2015-09-20 15:09:37

                

No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro marca a chegada da primaveraestação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno. Este dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente e o tempo para se reforçar os apelos para a conscientização da preservação desse bem mundial tão valioso que é a Natureza. Brasil carrega fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país. Um deles é o amor e respeito pelas árvores pois os índios cultuavam as árvores no começo da primavera, época em que eles preparavam o solo para cultivo.

A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.

Entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias plantas frutíferas.

Além de produzirem alimento, as árvores também possuem outras aplicações econômicas. A madeira por elas produzidas serve como matéria-prima para a criação de móveis e casas. A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel. Sem contar que algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos.

Em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas. O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.

Sendo assim, o dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras. É importante também haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores.

 

Curiosidades:

- Cada região do nosso país possui uma árvore símbolo diferente.

 

Árvore símbolo da região Norte – castanheira;

Árvore símbolo da região Nordeste – carnaúba;

Árvore símbolo da região Centro-Oeste – ipê amarelo;

Árvore símbolo da região Sudeste – pau-brasil;

Árvore símbolo da região Sul – araucária.

 


Uma forma de valorizar o Dia da Árvore é preservá-las. E a preservação começa com o conhecimento e o respeito. Respeitar uma árvore é garantir nossa própria existência. Quem ama a vida, protege a natureza.

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também