Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Nova mostra do Museu Histórico Abílio Barreto apresenta pontos turísticos de BH a deficientes visuais

Nova mostra do Museu Histórico Abílio Barreto apresenta pontos turísticos de BH a deficientes visuais

Cultura por em 2015-09-23 11:59:07

Exposição fotográfica do artista Gustavo Xingu usa a áudio-descrição e o braile para apresentar 12 pontos turísticos de Belo Horizonte - Janelas para o Mundo  

A Fundação Municipal de Cultura, por meio do Museu Histórico Abílio Barreto, apresenta a exposição “Janelas para o Mundo”, uma mostra fotográfica totalmente acessível, do artista Gustavo Xingu. Através da áudio-descrição e do braile como complemento da fotografia, o artista propõe a inclusão de pessoas com necessidades especiais em uma interação com 12 obras de pontos turísticos de Belo Horizonte, sendo nove delas projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada até o dia 25 de outubro. 

Usando a técnica de “dupla exposição digital” o artista Gustavo Xingu propõe o uso da áudio-descrição como ferramenta de inclusão de pessoas com necessidades visuais especiais no roteiro cultural de nossa cidade.
 
Segundo ele, a intenção é promover dignidade, autonomia e independência das pessoas, a não discriminação, a igualdade de oportunidades, o direito à plena e efetiva participação e a inclusão na sociedade, e o respeito pela diferença com impressões em alto-relevo. “Na junção da arte fotográfica à defesa de direitos e interesses sociais, encontramos a audiodescrição como ferramenta de inclusão social”, comenta. 

O artista visual Gustavo Xingu fundou, em 2008, o Laboratório D'arte, um coletivo de artistas da Escola Guinhard - UEMG - Belas Artes.

É oficineiro do Projeto “O Mundo que Eu Vejo”, junto à Prefeitura de Belo Horizonte, na Unidade Municipal de Ensino Infantil Silva Lobo, onde a fotografia é usada pelos alunos para mostrarem o que lhes chama a atenção, em especial, no ambiente escolar. A Mostra “Janelas para o Mundo” foi selecionada através do Edital Descentra Cultura 2014, e já passou pela Casa do Baile.

Até o dia 25 de outubro
Terça, sexta, sábado e domingo, das 10 às 17h; quarta e quinta-feira, das 10 às 21h

Fonte - Fundação Municipal de Cultura
Fotos  - Gustavo Xingu



Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também