Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Geral > DIA MUNDIAL DO TURISMO

DIA MUNDIAL DO TURISMO

Geral por Betty Silberstein em 2015-09-27 16:27:28
                



O Dia Mundial do Turismo foi criado em comemoração ao dia da criação do estatuto da Organização Mundial do Turismo em 1980. Este dia visa mostrar a importância do turismo e do seu valor cultural, econômico, político e social, através de iniciativas realizadas em vários países do mundo.

 

O tema do Dia Mundial do Turismo 2015 é: Turismo e Desenvolvimento Comunitário

Considerado um dos maiores setores econômicos do mundo, o turismo assume-se de importância vital para a economia de muitos países, que têm neste setor um elemento essencial para o crescimento e desenvolvimento econômico, além de importância vital na promoção da cultura, língua e costumes de um país, povo ou população.

A prática do turismo, mais do que um ramo da economia, é uma área de estudo das Ciências Sociais, sendo muito estudada também pela Geografia. Seu conceito, de acordo com a OMT, corresponde ao deslocamento de pessoas para lugares diferentes em um período inferior a um ano e que não esteja vinculado à realização de trabalho ou alguma atividade econômica, remunerada ou voluntária. Isso significa que o turismo corresponde à realização de viagens temporárias para fins religiosos, de negócios e, principalmente, lazer e descanso.

 

Os diferentes tipos de turismo (rural, ecoturismo, cultural, religioso, de aventura, de pesca, etc.) são considerados a partir dos produtos oferecidos pelos territórios e também a partir dos tipos de consumidores (grupos religiosos, jovens, adolescentes, idosos, esportistas, empresários, estudantes, entre outros). Um local considerado como destino indutor para o turismo costuma oferecer uma gama variada de práticas, ou atividades específicas; tradições, espiritualidade ou templos religiosos; aspectos e caraterísticas geográficas, históricas, sociais e arquitetônicas; além de serviços e infraestruturas em geral, para o estabelecimento dos grupos turísticos.

No Brasil, o turismo é a atividade do terceiro setor que mais cresce economicamente, movimentando cada vez mais recursos financeiros, embora o território nacional ainda apresente números tímidos em termos de recebimentos de turistas estrangeiros em face da sua real potencialidade. Espera-se que o setor cresça acima da média mundial ao longo das próximas décadas.

 

Distribuição do turismo mundial (recebimento de turistas)

Europa – 51,85%

Ásia e Pacífico – 22,87%

América do Norte – 10,16%

África – 5,14%

Oriente Médio – 4,67%

América Central e Caribe – 2,79%

América do Sul – 2,52%

É possível notar que, segundo as regiões classificadas pela OMT, a que menos recebe turistas é a América do Sul, embora o continente apresente muitos pontos turísticos. Na Europa, por outro lado, a maior presença de destinos é notória, com destaque para as cidades de Londres e Paris, os dois locais que mais recebem turistas no mundo.

 

O turismo é, afinal, uma das mais importantes atividades sociais, culturais e econômicas da atualidade. Além de garantir o desenvolvimento de muitas áreas e movimentar a economia mundial, promove também a transformação do espaço geográfico, a valorização dos elementos históricos das diferentes regiões e a interação entre as comunidades receptoras e os grupos turísticos visitantes.

E aí... vamos viajar?

 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também