Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Do Mediterrâneo à Baía de Guanabara - Os italianos no Rio de Janeiro (1870-1920).

Do Mediterrâneo à Baía de Guanabara - Os italianos no Rio de Janeiro (1870-1920).

Cultura por Alberto Araújo em 2015-09-30 11:32:58

                

Do Mediterrâneo à Baía de Guanabara - Os italianos no Rio de Janeiro (1870-1920)

Livro traça um mapa da imigração italiana na cidade do Rio de Janeiro.

 

 

A Livraria Icaraí recebe a escritora Izabel Mazini para o lançamento do livro - Do Mediterrâneo à Baía de Guanabara - Os italianos no Rio de Janeiro (1870-1920), nesta quinta-feira, 1 de outubro, às 18h, na Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói. 

 

A obra é uma contribuição original para na recuperação histórica da imigração italiana, na cidade do Rio de Janeiro corte e, mais tarde, capital federal. Além de dialogar com romancistas e cronistas destacados de então, como Machado de Assis, Lima Barreto, João do Rio e Aluísio Azevedo, a autora resgatou do esquecimento esses autores sociais que contribuíram fortemente para a história local e regional. 

 

Izabel Mizini mapeou os imigrantes nas antigas freguesias urbanas e confirmou a supremacia dos calabreses, já consagrada pelo imaginário social. Além disso, analisou seus ofícios e apontou seus locais e formas de sociabilidade, na efervescente Rio de Janeiro da Belle Époque.

 

Sobre a autora: 

Izabel Mazini é mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro do Laboratório de História Econômico-Social e do GT de Imigração da UFF. 

 

 

LANÇAMENTO DO LIVRO

Do Mediterrâneo à Baía de Guanabara -

Os italianos no Rio de Janeiro (1870-1920)

 

Dia 1º de outubro, às 18 horas

Local: Livraria Icaraí

Endereço: Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói.


Apoio cultural na divulgação




Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também