Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Convite para Recital do Compositor Itajara Dias e do pianista Vinicius Dias no Colégio Aureoliano Leal em Niterói.

Convite para Recital do Compositor Itajara Dias e do pianista Vinicius Dias no Colégio Aureoliano Leal em Niterói.

Cultura por Alberto Araújo em 2015-10-07 21:06:31

                

Convite para Recital dos  pianista VINNICIUS DIAS e o compositor ITAJARA DIAS pianista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, filho e pai, farão Recital de Piano didático, dentro do projeto UM PIANO NAS ESCOLAS, no Colégio Estadual Aureliano Leal para os alunos e o público em geral, com o patrocínio da CAPEMISA SEGURADORA.

O recital acontece no dia 14 de outubro, quarta feira, às 11:00 h, no Colégio Estadual Aureliano Leal, no Rua Presidente Pedreira, n° 79 – Ingá - Niterói - Telefone:(21) 3601-2505 - GRÁTIS.

Os pianistas estarão mais uma vez mostrando seus talentos, imprimindo muita técnica e emoção em clássicos consagrados apresentando os mais conhecidos, neste concerto didático de piano, com duração de aproximadamente 1h15m.

Neste dia, o pianista ITAJARA DIAS estará aproveitando também para lançar o seu novo CD “Melodias Infantis ao Piano”.

No programa: Heitor VILLA-LOBOS – CIRANDA N° 4 “O CRAVO BRIGOU COM A ROSA” (interpretada por VINNICIUS DIAS); Ludwig van BEETHOVEN – SONATA “AO LUAR” 3° movimento (interpretada por VINNICIUS DIAS): ITAJARA DIAS - DANÇA DE ANHANGÁ (interpretada por VINNICIUS DIAS); E. NAZARETH – BREJEIRO Tango brasileiro (interpretada por ITAJARA DIAS); Balada n° 3 “SOPHIA” (interpretada por ITAJARA DIAS); J. BRAHMS – DANÇA HÚNGARA n° 5 (nterpretada a quatro mãos, pianistas ITAJARA DIAS e VINNICIUS DIAS); J. BRAHMS – DANÇA HÚNGARA n° 2 (nterpretada a quatro mãos, pianistas ITAJARA DIAS e VINNICIUS DIAS); J. S. BACH e C. GOUNOD – AVE-MARIA (interpretada a quatro mãos, pianistas ITAJARA DIAS e VINNICIUS DIAS, arranjo feito por ambos).

Músicas do novo CD “Melodias Infantis ao Piano” ITAJARA DIAS: Pai Francisco, Pirulito que Bate e Bate; Nesta Rua, Nesta Rua...; O Sapo não lava o Pé ; Ciranda, Cirandinha; Terezinha de Jesus; Oh, Suzana; Atirei o Pau no Gato, entre outras.

Os pianistas VINNICIUS DIAS e ITAJARA DIAS considerando a música como arte essencial à natureza humana, sem distinção de classes econômico-sociais, levam recitais de música clássica a várias escolas da cidade de Niterói, Rio de Janeiro e a outras regiões mais distantes das capitais. A atividade visa proporcionar momentos de arte e lazer, desenvolvendo o gosto pelo piano e o conhecimento das obras de compositores nacionais e internacionais. Concomitantemente às apresentações acontecem explicações e comentários curiosos referentes aos aspectos técnicos do piano e da vida e obra dos compositores. Projeto criado pelo pianista VINNICIUS DIAS e patrocinado pela CAPEMISA SEGURADORA.

A música clássica é, comprovadamente, de larga aceitação em todas as sociedades bastando, para isso, que seja facilitada sua aproximação com o público estudantil. A lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, determina que a música deva ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica. O projeto Um Piano nas Escolas auxilia diretamente à aceitação dessa lei por parte dos alunos, porque a arte é um precioso instrumento para educar, desenvolver a capacidade crítica, a criatividade, a inteligência e a sociabilidade. Por meio da música, o indivíduo expressa emoções que não consegue expressar com palavras.

A nossa iniciativa de levar recitais às escolas através do nosso projeto, visa também alcançar esses bons resultados, e também pode se mostrar um grande aliado no combate à evasão escolar nas escolas públicas.

O objetivo é incentivar as crianças e adolescentes ao hábito de ouvir a música clássica, sendo uma alternativa de aumentar a sua cultura, além de tocar seu íntimo, elevando assim os seus sentimentos, permitindo a elas vislumbrar novas possibilidades de evoluir como ser humano, o que certamente produzirá um mundo melhor e mais feliz.

A música contribui para a formação integral do indivíduo, realçando os valores culturais, o senso estético, promovendo a sociabilidade e a expressividade. Introduz o sentido de parceria e cooperação, e auxilia o desenvolvimento motor. Possui também um comprometimento cultural com outras matérias como a história, geografia, línguas, literatura, matemática etc., além de desenvolver habilidades físico-cinestésica, espaço-temporal, lógica-matemática, verbal, visual e auditiva. Ao entrar em contato com a música, zonas importantes do corpo físico e psíquico são acionadas – os sentidos, as emoções e a própria mente.

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também