Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > A Prefeitura de Niterói homenageia a criançada através do Projeto Arte Na Rua.

A Prefeitura de Niterói homenageia a criançada através do Projeto Arte Na Rua.

Cultura por Alberto Araújo em 2015-10-12 01:53:04

                

Outubro é o mês da criança e pensando na melhor forma de homenageá-las, a Prefeitura de Niterói através do Projeto Arte na Rua apresenta uma vasta programação cultural direcionada ao público infantil, durante todo o mês. É teatro infantil, contação de história, lançamento de livro, música, entre outras atividades espalhadas pelas praças e espaços públicos da cidade, com entrada gratuita.

A programação tem início no domingo, dia 11, às 11h, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, com show com lançamento do livro Cores e Flores, reunindo amantes da boa música na semana das crianças. Com páginas recheadas de músicas destinadas ao público infantil e a educadores, “Cores e Flores” foi considerado pela cantora Bia Bedran como um “lindo e necessário trabalho musical”. Além das partituras presentes do meio do livro para o final, a obra traz ainda um CD. A leitura proporciona uma viagem musical fantástica, que reúne riqueza de conteúdo, tendo a literatura e a criatividade como principais motes.

Lírica e poética, a obra é fruto da atuação criativa de dois artistas que têm a música como um elo essencial no processo da educação. Ela, Ana Cristina, é psicóloga e arte educadora, com mestrado pela Universidade Federal Fluminense, enquanto o multi-instrumentista Leonardo graduou-se em Licenciatura Plena, com habilitação em Música pelo Conservatório de Música de Niterói. Os dois reuniram o seu potencial musical para conceber este trabalho, que busca exprimir ideias, sentimentos e desejos de ambos através da arte. Os artistas apresentam seu trabalho acompanhados dos músicos Marcelo da Silva, no baixo, Vanderlei Cardoso, no violão, e Diego Muniz, na percussão.

Na segunda, dia 12, às 11h, o Horto do Fonseca recebe apresentação circense Em tropeços!. A Cia Solo traz sua dupla de palhaços Pastel (Gabriel Sant’Anna) e Dondoca (Martha Paiva), que abrem suas malas e levantam seu circo itinerante para compartilhar com o público suas incríveis habilidades em tropeçar. Com reprises do circo – teatro brasileiro, músicas, ilusões, magia cômica, dublagem, a dupla brinca com o público, que participa desse universo onde rir de si e rir com o outro é o combustível da vida.

O espetáculo foi criado a partir do contato com a Eslipa – Escola Livre de Palhaços, que funciona na cidade do Rio de Janeiro e é organizada pelo grupo Off-Sina. Com formação em Artes Cênicas e História da Arte, os dois artistas trazem em sua trajetória experiências com a linguagem do palhaço, da narração de histórias, do teatro, da música e da arte-educação.

No domingo, 18, às 9h, a Pista de Patinação do Campo de São Bento abre espaço para o projeto APAExonados por livros, que promove contação de história para o público infantil com o grupo Mosaicando Histórias. Trocando vivências e dando vida a diferentes histórias, foi juntando pedacinhos que o grupo teve a ideia de levar a literatura como forma de entretenimento e prazer para diferentes locais, como asilos, creches comunitárias, espaços culturais, bibliotecas e museus. O projeto, um mosaico de sentimentos lúdicos, reflete a literatura como parte da história de cada integrante, que será contada da maneira mais APAExonada possível.

No domingo, dia 25, às 11h, o Horto do Barreto recebe o espetáculo de circo e contação de história Historietas de Estrompas e o mais. No enredo, duas palhaças, contadoras de histórias, vindas do interior de Jardim Eldourado, trazem consigo contos escritos em um caderno secreto, para tentar a vida na cidade grande. Durante o caminho, acabam acreditando que estão vivendo a trama da própria história secreta que carregam, enfrentam desafios imaginários que nunca ninguém ousou sequer citar. Visitam vários mundos diferentes, viajando pelo vasto universo da literatura, passando do popular aos cânones.

Fechando o mês, no sábado, 31, às 11h, a Praça do Largo do Marrão recebe a peça teatral Biro-Biro e Quere-Quere. O espetáculo conta a história de Biro-Biro e Quere-Quere, que são dois moradores de ruas acusados de sujarem as ruas e praças da cidade. Ao refletirem sobre a caso, descobrem que não são os únicos que causam danos ao ambiente. Seja pela não troca do filtro de escapamento do carro ou pela jogada de guimba de cigarro no chão, a maioria das pessoas contribuem para essas males. Para tentar minimizar a destruição do espaço urbano, os moradores de rua propõem soluções. Mas, para chegar até a melhor, precisam da opinião das crianças.


FONTE:

http://culturaniteroi.com.br/blog/?id=1716

 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também