Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Exposição NIKITIKITIKERU III - homenagem aos 442 anos da cidade de Niterói.

Exposição NIKITIKITIKERU III - homenagem aos 442 anos da cidade de Niterói.

Cultura por Alberto Araújo em 2015-10-13 18:02:24

EXPOSIÇÃO N I K I T I K I T I K E R U III - Homenagem aos 442 anos da cidade de Niterói. Homenagem Especial ao jornalista e poeta Luís Antônio Pimentel - Vernissage:20 de novembro de 2015 (6a feira, às 16 h) - Exposição: de 23 de novembro a 17 de dezembro de 2015 - GLIA - Rua Nilo Peçanha, n° 142 - Ingá

Artistas Plásticos: Angela Gemésio/ Antonio Machado / Claudia Swan / Luzia Veloso / Maria Carmen Cançado Peixoto / Pedro Coelho / Robert Preis / Sigfrido Vaccaro / Shirley Lopes

Escritores: Alberto Araújo / Belvedere Bruno / Carlos Rosa Moreira / Clara Infante/ Leda Mendes Jorge / Liane Arêas / Marcia Pessanha/ Paulo Roberto Cecchetti / Sávio Soares de Sousa

Escultores: Albenzio Almeida / Jô Grassini

Fotógrafos: Saint-Clair Mello / Will Martins / Zalmir Gonçalves:


(CLICAR NAS IMAGENS PARA AMPIÁ-LAS).


NITERÓI é um município do estado do Rio de Janeiro, na Região Sudeste do Brasil. Com população estimada em 495.470 habitantes (IBGE/2014) e uma área de 129,3 km², integra a Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) e ostenta o mais elevado Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Rio de Janeiro e o sétimo maior entre os municípios do Brasil em 2010, no valor de 0.837 naquele período, considerado "muito elevado" segundo dados das Nações Unidas. Individualmente, é o segundo município com maior média de renda domiciliar per capita mensal do Brasil e aparece na 13ª posição entre os municípios do país segundo os indicadores sociais referentes à educação.

Foi capital estadual fluminense até a fusão entre os estados do Rio de Janeiro e da Guanabara em 1975. Dista 10,9 km da cidade do Rio de Janeiro e seus principais acessos rodoviários são a Ponte Rio–Niterói e Avenida do Contorno, ambas trechos da BR-101, a Alameda São Boaventura, trecho urbano da RJ-104, a Avenida Everton Xavier, trecho urbano da RJ-108. Também se pode chegar à cidade por meio das linhas de ferry popularmente conhecidas como barcas.

A cidade de Niterói é um dos principais centros financeiros, comerciais e industriais do estado do Rio de Janeiro, sendo a 12ª entre as 100 melhores cidades brasileiras para se fazer negócios. Niterói vem registrando um alto índice de investimentos na cidade, principalmente imobiliários e comerciários, advindos tanto da herança de ter sido, até a metade da década de 1970, a capital estadual, como por sua proximidade geográfica com a cidade do Rio de Janeiro. Absorve um intenso desenvolvimento das atividades de exploração de petróleo offshore na Bacia de Santos (SP) e da Bacia de Campos (RJ). Escritórios de serviços especializados, hospitais, universidades, museus, grandes redes de supermercados, shopping-centers, agências de automóveis, bares, restaurantes etc. proporcionam muitas opções de entretenimento e prestação de serviços às famílias e às pessoas. Ao mesmo tempo, o município está absorvendo uma série de investimentos industriais importantes nos setores ligados à cadeia produtiva de petróleo e gás. Destaca-se a reinauguração de estaleiros, com a reforma e a manutenção de plataformas e estruturas off-shore, além da construção de embarcações para o transporte de passageiros.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/2010, o produto interno bruto nominal de Niterói foi de 11,2 bilhões de reais, figurando como o quinto município com maior produto interno bruto do estado, depois da capital (a cidade do Rio de Janeiro), de Duque de Caxias, Campos dos Goytacazes e Macaé, além de ser o 45º município mais rico do Brasil. Somente no setor de petróleo, a região responde por 70 por cento do parque instalado estadual do setor, concentrando desde empresas de offshore a estaleiros. A cidade é o segundo maior empregador formal do Estado do Rio de Janeiro, embora ocupe o 5º lugar quanto ao número de habitantes, que correspondem a 4,11 por cento do total da população da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Niterói possui o melhor índice de desenvolvimento humano do Estado e o terceiro do país de acordo com estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas em junho de 2011, que também classificou Niterói como "a cidade com população mais rica do Brasil", por possuir 30,7 por cento dela inserida na classe A. Considerando as classes A e B, Niterói também aparece em primeiro lugar, com 42,9% de sua população inserida nessas classes. Está entre as cidades mais alfabetizadas do Brasil, além de apresentar a menor incidência de pobreza, a população com maior renda mensal per capita e o maior índice de longevidade municipal do Estado do Rio de Janeiro.


FONTE BIOGRÁFICA DE NITERÓI

https://pt.wikipedia.org/wiki/Niter%C3%B3i 


Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também