Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > A Carioca de Letras celebra a Crônica Carioca

A Carioca de Letras celebra a Crônica Carioca

Literatura por em 2015-10-15 16:16:44

Devido a inúmeros pedidos que nos chegaram de várias cidades do Brasil, a ACL resolve prorrogar a data da entrega de crônicas sobre o Rio, em celebração aos 450 anos da cidade.
O já cobiçado Prêmio João do Rio 2015 – gênero Crônica – receberá as inscrições dos candidatos de todo o Brasil e exterior até o dia 15 de novembro.
Este prêmio está sendo considerado o primeiro evento literário em premiação acadêmica, exclusivamente destinado à crônica, gênero tão a gosto da leveza e sedução inspiradoras da cidade de São Sebastião.
A Casa de Anchieta orgulha-se de não só instituir este concurso, dedicado ao escritor carioca João do Rio, como também de prorrogar por esta convocação o novo prazo de entrega da crônica.

Regulamento do Prêmio para os interessados.

PRÊMIO JOÃO DO RIO –2015
Gênero exclusivo dos 450 anos: A CRÔNICA
A Academia Carioca de Letras, na celebração dos 450 anos do Rio de Janeiro, resolve instituir em 2015 o Prêmio João do Rio  para Crônicas, cujo tema será o
“Rio de Janeiro”.

PARTICIPAÇÃO
Poderá participar qualquer escritor, residente no Brasil ou fora dele. A crônica deverá ser obrigatoriamente redigida em Língua Portuguesa. É vedada a participação no concurso de membros da Academia Carioca de Letras.

A CRÔNICA
Deverá ter no mínimo 1 (uma) e no máximo 4 (quatro) páginas, a ser apresentada em papel A-4, digitada em corpo 12, espaço 1.5, em fonte Arial, em três (3) vias. Cada cópia deverá trazer o nome da crônica e o pseudônimo do candidato, devidamente numerada e grampeada. As três cópias deverão ser enviadas em um só envelope; dentro deste, um envelope menor, lacrado, apenas com o título da crônica, contendo no seu interior as seguintes informações: título da crônica; pseudônimo; nome completo; endereço; cidade, estado e CEP; número do telefone com DDD; e-mail de contato; número do CPF; minibiobibliografia de até 10 linhas.

INSCRIÇÃO
O prazo de inscriçãoserá de 23 de setembro a 15 de novembro de 2015. 
O envelope com as cópias da crônica deverá ser enviado para a Academia Carioca de Letras, Rua Teixeira de Freitas, 5 – sala 306 – Lapa-RJ, CEP: 20021-350. Só será aceita a crônica postada até o último dia do prazo, valendo como comprovante o carimbo da agência postal expedidora. O candidato poderá inscrever no máximo duas crônicas. As cópias não serão devolvidas.

PREMIAÇÃO
O autor da crônica premiada receberá a quantia de R$ 2.000,00 (dois mil reais) e um diploma. A comissão julgadora escolherá até 5 (cinco) crônicas, cujos autores receberão diploma de menção honrosa.
COMISSÃO JULGADORA

Será constituída por membros efetivos da ACL. Quanto à sua decisão final, não caberá nenhum recurso em relação à concessão dos prêmios.
RESULTADOS

A comissão julgadora entrará em contato por e-mail e por telefone, com o vencedor do Prêmio João do Rio e com os demais laureados. No mesmo dia da entrega do prêmio, o resultado oficial será divulgado pelo site da ACL e por outros sites e blogs afins. A solenidade de entrega do Prêmio João do Rio e dos diplomas de menção honrosa aos escritores escolhidos dar-se-á no dia 7 de dezembro, às 17h30min, em sessão festiva, na sede da Academia Carioca de Letras.

Rio de Janeiro, 23 de setembro de 2015

Ricardo Cravo Albin - Presidente da ACL
Casa de Anchieta


Fonte - Academia Carioca de Letras











Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também