Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > Alunos de São José dos Campos homenageiam personagem Zezé, de MEU PÉ DE LARANJA LIMA, e entrevistam Selmo Vasconcellos, sobrinho do escritor.

Alunos de São José dos Campos homenageiam personagem Zezé, de MEU PÉ DE LARANJA LIMA, e entrevistam Selmo Vasconcellos, sobrinho do escritor.

Literatura por Sandra Hasmann em 2015-10-22 14:10:50

Os alunos do ensino fundamental da Escola EMEF Professora Silvana Maria Ribeiro de Almeida,  de São José dos Campos/SP, fizeram durante o primeiro semestre de 2015,  a leitura do livro "O meu pé de Laranja Lima",  de José Mauro de Vasconcellos. Gostaram tanto que decidiram fazer uma pesquisa sobre esse notável escritor brasileiro e sua obra, e durante a mesma tomaram conhecimento do  parentesco do colunista Selmo Vasconcellos com o autor, e entraram em contato com ele.

 

 Essa obra tão rica em personagens e eventos marcantes, despertou nesses alunos,  como em muitos outros leitores,  fortes emoções e curiosidades sobre todos os irmãos do Zezé, e isso rendeu uma entrevista feita por eles, e que vocês poderão curtir abaixo:

 

"Selmo Vasconcellos – Zezé teve vários irmãos: Jandira, Lalá, Zuleika, Glória, Antônio (Totoca, meu pai), Luís, Paulo e Fernando (esse não era nascido na infância do Zezé)

 

Alunos  – Também vimos que você é escritor...

 

Selmo Vasconcellos – Tenho alguns livros publicados, sendo de poesias, contos e crônicas. Apenas brinco com as palavras.

 

Alunos – Como é ser sobrinho de um escritor famoso?

 

Selmo Vasconcellos – descobri a fama dele quando adolescente, mas o que engrandece o escritor é ter leitores, maior prêmio pra ele.

 

Alunos  – Você conviveu de perto com seu tio?

 

Selmo Vasconcellos - Muito pouco. Meu tio "Zemauro" tinha muitos compromissos pelo Brasil e exterior, autografando livros e dando palestras. Ia lá em casa uma vez por ano para ver, conversar e abraçar  a minha avó e meu pai (além de irmãos,  eram grandes amigos).

 

Alunos  – É muito difícil ser escritor e conseguir publicar um livro?

 

Selmo Vasconcellos – Sem fama, sim (risos). Mas o importante é gostar de ler e escrever. Quem sabe muitos de vocês serão nossos futuros escritores? Uma novidade para vocês: Zemauro adorava as crianças, inclusive os indiozinhos do Araguaia, onde ele passava as férias, todo mês de junho, numa tribo que cuidou dele quando rapaz e foi ferido na floresta."

**************************************************************************************************************************************

 

*Deixo aqui meus cumprimentos aos alunos da escola EMEF Professora Silvana Maria Ribeiro de Almeida por essa iniciativa.

 

* Os interessados em conhecer um pouquinho mais sobre Selmo Vasconcellos, podem acessar seu site -

 

http://www.selmovasconcellos.com.br/

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Denise Moraes

Parabéns a EMEF e aos seus alunos pela leitura desse clássico "Meu Pé de laranja Lima", e pelo interesse em pesquisar sobre vida e obra do autor, tarefa muito nobre por sinal. Selmo, você representa a continuidade do seu tio e merece todas as honrarias. Parabéns!

Selmo Vasconcellos

Honradíssimo com a publicação, Sandra Hasmann. Selmo Vasconcellos

Publicidade

Veja também