Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Profª Drª Marina Gutman Tosta Paranhos é agraciada com a

Profª Drª Marina Gutman Tosta Paranhos é agraciada com a

Cultura por em 2015-10-25 20:10:47

Por Dyandreia Portugal

A Profª Drª Marina Gutman Tosta Paranhos, aos 82 anos, foi agraciada com a "Medalha Carioca de Educação", pelo Conselho Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro, neste ano em que esta Cidade Maravilhosa comemora seus 450 anos de fundada.

A entrega da honraria ocorreu no Memorial Getúlio Vargas (na Praça Luiz de Camões, na Glória) em cerimônia pública, no dia 20 de outubro.

A Medalha Carioca de Educação é um reconhecimento aos profissionais que se destacaram por relevantes contribuições à educação pública ou privada no município. Com 50 anos dedicados à arte do ensino, a professora de literatura Marina Gutman Tosta Paranhos, foi a agraciada nesta 9ª edição do premio, quando dedicou o prêmio ao marido, falecido em 1979. A solenidade foi encerrada com a apresentação do grupo musical Quinteto.

Como já divulgado aqui neste Portal anteriormente, a Profª. Drª Marina Gutman Tosta Paranhos, lançou no último dia 30 de agosto, na conceituada Livraria Argumento, no Leblon, a obra "Outrora Agora".

A primorosa obra é o primeiro livro da autora, que aos 81 anos de idade compartilha reminiscências da infância e juventude em sua cidade Natal, São Luis do Maranhão. A obra vem coroar sua bem-sucedida carreira acadêmica. Nas orelhas ela conta com nada mais, nada menos, que sua conterrânea, a cantora Alcione. Além do seu eterno aluno Francis Ivanovich. Já a apresentação ficou a cargo de sua ex-professora Cleonice Berardinelli e Nelson Rodrigues Filho, Mestre e Doutor em Letras pela UFRJ.

Costumo dizer que existem os poetas e aqueles que pensam ser poetas. A Profª. Drª Marina, sem sombra de dúvida, pertence ao primeiro grupo e sabe o que esta fazendo. É, de fato, uma mestra! Autencidade, verdade, e, sobretudo, sentimento, é o que ela nos traz nesta obra.  Ela se empenha em preservar o patrimônio cultural imaterial de sua cidade natal e eu acho isso magnífico! Sem falar das homenagens que seu coração transforma em palavras para aqueles que ela ama e sempre amará. Muito lindo e tocante. Uma obra que emociona e merece todos os aplausos. 

Sobre a autora:

Marina Gutman Tosta Paranhos nasceu em São Luiz do Maranhão e passou a residir no Rio, para cursar o 2º Grau e a Faculdade de Letras no antigo Instituto Lafayette; Licenciada em Letras Neolatinas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Distrito Federal, atual UERJ, em 1955; Doutora em Letras e Livre Docente em Teoria Literária pela PUCRS; Professora Titular em Literatura Portuguesa na UFRJ e na UGF - Universidade Gama Filho; Coordenadora da Área de Teatro do NAAC Núcleo de Artes e Cultura da UGF; Participou de vários cursos no Real Gabinete Português de Leitura e de congressos no Brasil e no exterior.

Foi Professora Titular de Literatura Comparada no Centro Universitário Celso Lisboa, 1979 a 1989; Professora Titular de Literatura Portuguesa na UGF, 1980 a 1998; Professora Titular do Teatro-Oficina Literária, na UGF, 1981 a 1998; Professora Titular na Faculdade de Letras da UFRJ, 1985 a 1993.

Ministrou aulas em cursos de Pós-Graduação Latu-sensu e Mestrado em universidades do país; Participou de Bancas examinadoras de UERJ, UFRJ, UGF, entre outras; Coordenou a área de Literatura Portuguesa da UGF, 1979 a 1985.

Coordenou como Titular o Teatro-Oficina Literária da UGF, 1982 a 1998, idealizando, redigindo e dirigindo espetáculos:

"Pasárgada, um itinerário em poesia" - centenário de Manuel Bandeira, no Colégio Naval, em Angra dos Reis; "Homenagem a João Havelange" - Vila Olímpica da UGF; "Homenagem ao Chanceler Osvaldo Aranha, Presidente da ONU", no Clube Hebraica; "Portugal, Palavra por Navegar", no Real Gabinete Português de Leitura; "A Caminho das Estrelas", Teatro João Caetano. "Drummond, o anjo torto", no Colégio Naval; "Parada do Pôr-do-sol", 180 o aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais, com presença do Presidente José Sarney e da escritora Raquel de Queiroz; "Machado de Assis em dois tempos" - Real Gabinete, Colégio Naval e Escola Naval; "Semana do Cadete" - AMAN, Resende; "Eu sei que vou te AMAN" - inspirada no Orfeu da Conceição, de Vinicius de Moraes, na AMAN. 

Participou de Congressos e Seminários Internacionais no Brasil e no Exterior; Membro Titular da Academia de Letras Rio-Cidade Maravilhosa, Cadeira nº 28, Patronímica de Vinicius de Moraes, posse em 06/06/2008; Sócia fundadora da APLIPERJ - Associação de Professores de Literatura Portuguesa do Estado do Rio de Janeiro; Sócia fundadora da ABRALIC - Associação Brasileira de Literatura Comparada.

No decorrer de suas atividades, recebeu inúmeros prêmios e condecorações:

Moção da Câmara Municipal do Rio de Janeiro pelos relevantes serviços prestados à cultura e à arte de nosso País (Cf. Diário da Câmara no 187 de 19/11/1987, pág. 14); Reconhecimento pela colaboração prestada ao Projeto de Ação Cultural da Escola Superior de Guerra, em 1987; Medalha Amigo da Marinhas, em 1987, concedida pelo Comando do Corpo de Fuzileiros Navais, em reconhecimento à atuação na área cultural em prol da instituição; Medalha Oskar Nobling, conferida pela sociedade brasileira de Língua e Literatura, pelos relevantes serviços prestados à causa do ensino e da pesquisa científica, nos domínios da Linguística, Filosofia e da Literatura, 1995; Diploma de sócio-benemérito, conferido pelo Real Gabinete Português de Leitura, pela participação e colaboração nos projetos da Biblioteca, 1994. 

Tem publicado vários artigos em revistas especializadas e o livro Literatura Comparada - Manual Didático para Faculdade de Letras, Publicação do Autor, Rio de Janeiro, 1980.

Confira a leitura pela voz da autora do poema que dá nome ao livro Outrora Agora: 
www.youtube.com/watch?v=X2jUH0XHMTU

Para contato com a autora:

paranhos.marina@gmail.com

Foto: Marlene Fonseca

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Cláudio Wagner da Silva

Gostei do site

Publicidade

Veja também