Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > SEP 2015 - Societé D’EncouragementauProgrés

SEP 2015 - Societé D’EncouragementauProgrés

Cultura por em 2015-10-25 23:03:50

Este ano todos os indicados pela delegada da SEP no Brasil, Eliana Ovalle, foram condecorados pela SEP durante cerimônia solene na Escola Militar, coroada por um jantar de gala regado a vinho da melhor cepa.

A SEP é uma organização francesa fundada em 1908 por ilustres personalidades ligadas à cultura e a ciência, como os inventores do cinema, os irmãos Lumière, Louis Charles Joseph Blériot, engenheiro e aviador rival de Santos Dumont e o primeiro homem a fazer a travessia do Canal da Mancha. Blériot foi também o primeiro a construir um avião de uso regular e fundador de uma bem-sucedidafábrica de aviões entre outros realizadores. Bem, junto a outros cientistas, descobridores e humanistas organizaram uma entidade para reconhecer e premiar quem trabalhava pelo progresso conforme conceitos da época. Para defender e difundir essa ideia eles criaram a SEP, “Société d´EncouragementauProgrès” (Sociedade de Estimulo ao Progresso).  Há mais de cem anos a SEP tem se mantido fiel aos seus princípios. Entre outras atividades o incentivo maior consiste em distinguir cada ano pessoas que trabalharam e trabalham em favor do progresso da humanidade, e que foram ou são pioneiros e servidores do progresso qualitativo no sentido mais nobre: aquele que permite aos homens conservar e respeitar seus valores éticos e morais eternos. 

O prêmio da SEP tem destaque internacional e na lista de homenageados ao longo da história, constam entidades e personalidades ilustres como: a Liga Nacional Francesa contra o câncer, a Fundação Gulbenkian, o Instituto Pasteur, o Presidente de Portugal Mario Soares, os Prêmios NOBEL Luc Montagnier e Albert Schweitzer, o Professor Ivo Pitanguy, o Senador Marcelo Crivella,  e ex-Ministro da Pesca Eduardo Lopes,  o Presidente da Academia Brasileira de Filosofia, o filósofo João Ricardo Moderno, a Dra. Liane Mazzaronne, a presidente de honra da WIZO, Ana Marlene Starec, todos de reconhecidos serviços prestados ao progresso da civilização e da sociedade brasileira.

A Delegada Geral no Brasil

A premiação acontece em Paris. Eliana Ovalle é a Delegada Geral para o Brasil desde 1994. Tem a missão de personalidades brasileiras merecedoras da grande distinção. Eliana é atriz e por sua atuação numa peça de teatro como protagonista, em Paris, além de premiada, foi indicada pela Societé D’EncouragementauProgrés, de Paris, a ser a Delegada Geral​ no Brasil. Sua missão é indicar brasileiros que se destacaram por sua atuação e pioneirismo em suas áreas de atividades.

Na foto em destaque, podemos vê-la receber os cumprimentos do Presidente da Societé D'Encouragement au Progrès, Mr.  Pierre Chanoine Martiel, por sua dedicação a instituição ao longo dos anos.  No centro, vemos o secretario geral Sr René Chapeau.

A lista de brasileiros que foram condecorados este ano, no dia 15 de outubro, na Escola Militar foi composta por Dr. Marcos Pereira, presidente nacional do PRB, Dr. Max Paul, presidente da Câmara de Comércio Brasil Texana; a Deputada Rosangela Gomes; Mauro de Lima Câmara, vice presidente da Federação das Câmaras de Comércio Exterior; a jornalista Dyandreia Portugal (representada), Editora-chefe do Jornal Sem Fronteiras; Alexander Assis, presidente da Câmara de Comercio Brasil Cuba; a jornalista Márcia Romão e a escritora Maria Araújo, também colunista do Jornal Sem Fronteiras.


Para contato:

www.facebook.com/pages/Paris-et-moi-un-cas-damour/610349272344415

ovalle.eliana@gmail.com

www.facebook.com/rede.crivella


FONTE: Assessoria Eliana Ovalle

FOTOS: Dobrivoje ARSENIJEVIC

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também