Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Contadores de histórias na Câmara Federal

Contadores de histórias na Câmara Federal

Cultura por em 2015-10-26 15:43:41

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados promoveu, em 22/10/15, uma audiência pública  no Plenário 1 da Câmara Federal para discutir a criação da Semana Nacional dos Contadores de História. O debate foi sugerido e conduzido  pela deputada Érika Kokay (PT-DF), autora da proposta. Para ela, os contadores de histórias têm uma importância fundamental para a preservação e disseminação da cultura. Érika Kokay, considerada a madrinha dos contadores de história de Brasília,  destaca ainda que o projeto tem por objetivo valorizar e estimular a verbalização do que se encontra registrado sob a forma escrita. “Por reconhecer que a manifestação verbal da cultura é uma das mais relevantes e que o acesso a bens culturais ainda é extremamente limitado para uma grande parte da população brasileira, foi que, em 2012, apresentei o Projeto de Lei nº 4.005”, explica a deputada ao justificar a importância da audiência. 
Participaram da mesa várias autoridades na temática, como: o Doutor em Educação e professor da Universidade Federal do Espírito Santo, Fabiano de Oliveira Moraes; a Mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Presidente da Câmara Mineira do Livro, Rosana Mont'alverne;  o professor, ator e pesquisador da Encantaria Amazônica, Josias Monteiro da Silva;   o coordenador-geral de Leitura da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), Fernando Braga...e outras experts na contação de histórias, como Edvânia Braz, Andrea Sousa, Maristela Papa...na plateia envolvida, nomes significativos nessa arte, como Niedja Gennari, Stela Maris Papa, Claudete Cristino, Solange Andrade...
Após essa conquista da tarde, na Câmara Federal, foi realizada  a Mostra Nacional, no Museu da República, a partir das 20 h.
Vários depoimentos emocionados dos participantes comprovam a importância da audiência e a beleza da Mostra:
 "Há quem não entenda, mas eu amo Narrar/Contar histórias. E neste ofício tenho a oportunidade de conhecer e compartilhar com pessoas que são estrelas na terra. Tantos amigos... tantos encontros. Que venham muitos mais. Gratidão é a palavra." - Queila Branco
 O mosaico de fotos de Vanusa Nogueira mostra, um pouco, a beleza da noite de 5a.Feira - 1a.Mostra Nacional de Contadores de histórias em Brasília - DF. Rosane Castro não deixou por menos, com seu belo texto: "Memória, ancestralidade, identidade, pertencimento, tradição, protagonismo... Histórias. A história do homem contada por ele, para ele. Ao contar a história estamos alimentando a perspectiva de futuro, de compreensão de si, e sobre o outro. Ouvir histórias é nutrir a divindade que existe em cada um de nós. Contar é um ritual sagrado. Quem conta é porta-voz, quem ouve é eco. 
O debate sobre a importância da contribuição social do contador de histórias para a manutenção da cultura e tradição de um povo é fundamental. Agradeço aos meus amigos e colegas de estudos e de histórias pela oportunidade do encontro, do debate, do fazer que nos une. Gratidão a cada participante da I Mostra Nacional de Contadores de Histórias de Brasília, a Associação Amigos das Histórias, ao público presente e a todos que estão debruçados, trabalhando, para tornar possível a Lei que institui a Semana Nacional do Contador de Histórias. Não será apenas uma lei, será o reconhecimento aos que dão voz ao imaginário, ao lúdico e a realidade".
Segundo William Reis, presidente da Associação dos Amigos das histórias, "em breve,  nos encontraremos, novamente,  para festejar essa Lei e esse momento só foi para deixar um gostinho dessa grande festa". E Maristela Papa, além de postar uma música na rede social, com um chamativo " Bora decorar para quinta feira Brasília cantar!!!" reforça "a audiência para demonstrar argumentos e apoio a aprovação da lei que instituirá a Semana Nacional do Contador de histórias, então quem não pode comparecer tem como assistir toda a audiência no link abaixo, é só clicar.
http://www2.camara.leg.br/atividade-leg…/comissoes/comissoes
permanentes/ccult/videoArquivo?codSessao=54674&codReuniao=40664#.VilOCZrEloC.facebook

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também