Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > Maria Stela de Oliveira Gomes

Maria Stela de Oliveira Gomes

Literatura por Selmo Vasconcellos em 2015-10-26 23:20:23

                

Maria Stela de Oliveira Gomes é graduada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia. É Escritora, Poeta, Artista Plástica, Vice-Presidente da Academia Valadarense de Letras, membro-correspondente das: Academia de Artes Ciências e Letras de Iguaba Grande – RJ, Academia de Letras e Artes Buzina – Búzios – RJ, Academia de Letras Música e Artes de Salvador – Salvador – BA. Tem obras publicadas em jornais, revistas e antologias. O seu romance “Marcas de Sofrimento e Esperança”, foi publicado em 2008. Sua crônica “Peraltices de Infância” foi editada em duas antologias: sendo uma em português e a outra em francês, através do Intercâmbio Cultural da Universidade Federal da Paraíba, em 2012. Seu artigo “Terra – um bem de utilidade pública”, foi editada na antologia Assim escrevem as brasileiras e foi traduzida para o francês pela REBRA. Recebeu a Comenda Gonçalves Dias e um certificado por sua participação no Projeto Mil Poemas para Gonçalves Dias, em 2013. Recebeu e Comenda Luis Vaz de Camões em Salvador – BA, em agosto de 2014. Participou do Sarau Nacional em Porto Alegre – RS, em dezembro de 2014. Recebeu o Troféu Saci durante o IV SACI em Búzios – RJ, em maio de 2015. É Colunista do Jornal Sem Fronteiras e distribuidora exclusiva dele aqui na região.

http://redesemfronteiras.com.br/assinaturas/assin_stela.jpg

SELMO VASCONCELLOS – Quais as suas outras atividades, além de escrever?

MARIA STELA DE OLIVEIRA GOMES – Sou professora aposentada. Organizo e realizo sarau poético em escolas. Faço palestras também, quando convidada.

SELMO VASCONCELLOS – Como surgiu seu interesse literário?

MARIA STELA DE OLIVEIRA GOMES – Ainda na infância quando ouvia o meu pai contar histórias para eu e meus irmãos dormirmos. Mas, somente em no ano 2.000 publiquei a minha primeira obra em um jornal de destaque aqui na cidade e aí não parei mais.

SELMO VASCONCELLOS – Quantos e quais os seus livros publicados?

MARIA STELA DE OLIVEIRA GOMES – Tenho somente um livro publicado o romance: Marcas de Sofrimento e Esperança. Mas tenho obras publicadas em diversas antologias, jornais e revistas.

SELMO VASCONCELLOS – Quais impactos que propiciam atmosferas capazes de produzir literatura?

MARIA STELA DE OLIVEIRA GOMES – Não existe especificidade para essa produção, até por que ela pode acontecer a partir de qualquer situação. Algumas situações podem até ser mais favoráveis, mas em outras também são oportunas e a literatura acontece independente disso. É só ter o escritor, ler bastante e as coisas fluem.

SELMO VASCONCELLOS – Quais escritores e poetas que você admira?

MARIA STELA DE OLIVEIRA GOMES – Guimarães Rosa, Sidney Sheldon, Gabríel García Marquez, Cecília Meireles, Clarice Lispector e Adélia Prado.

SELMO VASCONCELLOS – Qual mensagem de incentivo você daria para novos escritores?

MARIA STELA DE OLIVEIRA GOMES – Leia muito. Leia sempre. Não se canse de ler e continue lendo. Somente lendo bastante conseguirá escrever. Mas, também não desista no primeiro obstáculo. Acredite em seus sonhos.

Maria Stela de Oliveira Gomes

E-mail: Stela_olivera@hotmail.com

Facebook: stelaoliveira.gomes

 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também