Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > Dia Nacional do Livro

Dia Nacional do Livro

Literatura por Betty Silberstein em 2015-10-29 14:32:02


Esta data celebra uma das invenções mais enriquecedoras do Homem: o livro, que é uma fonte inesgotável de conhecimento.

Desde que essa maravilha surgiu há centenas de anos, vem encantando gerações a gerações com contos fantásticos e registrando os principais acontecimentos da história da humanidade.

Na Idade Média, os livros eram feitos a mão e produzidos por monges, que usavam tinta e bico de pena para escrever os textos. Um livro pequeno levava meses para ficar pronto. Após a criação da prensa tipográfica, por Johannes Gutenberg (1398-1468), deu-se a publicação do primeiro livro em série, que ficou conhecido como a Bíblia de Gutenberg. A obra foi apresentada em 642 páginas e a primeira tiragem foi de duzentos exemplares. Essa invenção marcou a passagem da Era Medieval para a Era Moderna.

Dia do Livro surgiu em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, no Rio de Janeiro, em 1810, pela Coroa Portuguesa. Na época, D. João VI trouxe para o Brasil mais de sessenta mil objetos da Real Biblioteca Portuguesa, formando o princípio da Biblioteca Nacional do Brasil. O acervo era composto por medalhas, moedas, livros, manuscritos, mapas, etc.

O Brasil começou a editar seus próprios livros em 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia. O primeiro livro a ser editado foi Marília de Dirceu, do escritor Tomás Antônio Gonzaga. Na época, o imperador do país fazia uma leitura prévia dos mesmos, a fim de liberar ou não o seu conteúdo, funcionando como censura.

No Brasil, ainda se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, em 18 de Abril, uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que nasceu nesse dia.

Existe também o Dia Internacional do Livro, em 23 de Abril, que surgiu na região da Catalunha, na Espanha, em homenagem ao escritor Miguel de Cervantes.

O livro transporta os leitores para os lugares mais espetaculares da imaginação humana, além de informar, divertir, instruir, ajudar a diversificar o vocabulário e contribuir para o desenvolvimento da nossa linguagem oral e escrita.

Além de ser muito gostoso ler! Hoje temos livros de todos os temas, assuntos, histórias, e idades. Escolha o seu preferido e comemore esta data, lendo um bom livro!

 

 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também