Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > Bazar literário na Biblioteca Braille, em Taguatinga/DF

Bazar literário na Biblioteca Braille, em Taguatinga/DF

Literatura por em 2015-11-14 16:34:19


Quatro dias de intenso movimento reúne deficientes visuais e comunidade num evento que une literatura com o vestuário. Ao ser implantado em  2007, com os objetivos de promover o incentivo à leitura por meio da ação cultural exercida no bazar de livros, roupas e utilidades gerais da Biblioteca; integrar a literatura com o vestuário numa grande festa na Biblioteca Braille; suprir as necessidades dos dvs, de maneira bem acessível a todos, sem esquecer, jamais, a leitura nessa atividade, o bazar literário chega à sua décima edição, pois nos primeiros anos, a ação se repetiu, ao final de cada semestre.
A edição 2015, ocorrida de 10 a 13/11/15, contou com o lançamento da coletânea do GAEB - Grupo Associado de Escritores Brasileiros, grupo este que a idealizadora do Bazar, Dinorá Couto,  é associada.  Seu conto publicado "Linda...e Bela" narra a primeira edição do Bazar e homenageia duas cidadãs que deixaram marcas significativas no Bazar. O tradicional desfile de modelos deficientes visuais e, dessa vez, duas videntes, empolgou a todos que, normalmente, levam pra casa, a roupa que desfilou. Já na parte da tarde do dia 10, ocorreu a Mostra  Itinerante de Poesia Falada, coordenada por Ádyla Maciel contando com um grupo de poetas: Sabrina Falcão, Chico Nogueira, Jorge Amâncio,  Vicente Sá.  Uma tarde memorável, com muita música e recital de poesias!  Esse projeto - MIP conta com o apoio do FAC/SEC/GDF.
Nos 3 dias dedicados à comunidade a exposição de vários looks, criativamente, preparados por Leonilde Fontes (diretora do bazar) e de Renata Gomes (assessora especial) ornamentaram a porta da Biblioteca chamando a atenção da comunidade que, interessada, adentrava no espaço fazendo as suas compras, dirigindo-se ao Caixa voluntário, Sr. Milton. O lado social aconteceu em vários momentos, com cases emocionantes,  com várias doações e trocas incríveis, tanto materiais quanto de conhecimentos.
Durante o ano, a Biblioteca Braille Dorina Nowill mobiliza e incentiva seus frequentadores a fazerem doações para o Bazar Literário. A solicitação dos donativos gera o conhecimento da atividade e a interação com as atividades existentes. Os preparativos para o Bazar Literário ampliam a conectividade dos funcionários, frequentadores e amigos, em geral, da Braille. Muitos voluntários surgem no intuito de abastecer fisicamente o bazar e em momento posterior muitos se inserem nos projetos da Biblioteca. No mês de novembro ou dezembro, escolhe-se três a cinco dias para a exposição do bazar literário. O primeiro dia do bazar é  destinado aos deficientes visuais; este dia é de extrema importância para toda a equipe, pois o sentimento de dignidade e solidariedade são impactantes. Deficientes visuais são auxiliados por voluntários e funcionários a escolherem as roupas de sua preferência, recebendo o tempo e carinho dos ajudantes para ouvir sobre a cor e a condição da roupa a ser adquirida. Além da acolhida as compras de um bazar comum, os mesmos também são convidados a levar livros em Braille para casa e presentear parentes com livros em tinta que são expostos e doados em uma mesa inserida dentro do universo de bolsas, calças, vestidos, brinquedos, calçados, etc. O bazar literário conta também com a presença de escritores para lançamento de livros e, também,  com momentos musicais. Foi inspirado no livro de Vera Lucia Dias, A Festa no Castelo, pela membro-fundadora da biblioteca, Dinorá Couto, que doou todas as suas roupas de trabalho, na 1ª edição do bazar. Cada edição tem uma surpresa literária.  Hoje, o Bazar conta com a dedicação de todos os funcionários, onde cada um tem função diferenciada: supervisora geral, diretora, assessora, caixa, colaboradoras, parceiros, modelos, vendedoras, solidários da visão...

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também