Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Eventos > Diálogos na Educação na Câmara Legislativa do Distrito Federal

Diálogos na Educação na Câmara Legislativa do Distrito Federal

Eventos por em 2015-11-19 22:07:34


Uma audiência pública de reestruturação  da Subsecretaria de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, em 19/11/15

Um chamativo, seguido do convite postado nas redes sociais de uma educadora extremamente comprometida com as causas educacionais: Ana Beatriz Goldstein, assessora do Deputado Joe Valle, o proponente da audiência: "Nessa semana iremos dialogar sobre a Educação Pública na Câmara Legislativa. Muitas dúvidas estão surgindo e precisamos entender a nova estrutura , rumos e perspectivas. Gestores, professores , estudantes e toda a comunidade escolar precisam participar dessa aula de cidadania. Uma conversa sobre políticas públicas e quem convida é a Comissão de Educação da Câmara Legislativa. A construção da Educação precisa ser coletiva e a participação de todos é fundamental"

No dia 19 de novembro de 2015  acontece a audiência. Presentes na mesa, o Deputado Wasny de Roure que presidiu os trabalhos, o Secretário de Educação Julio Gregório, os Deputados:  Israel Batista, Reginaldo Veras, Joe Valle, enfim os deputados que têm, em suas plataformas de trabalho, a educação como prioridade. Representantes do SINPRO, da OAB e de outras entidades.

Na maioria das participações questionamentos como: Qual a razão da reestruturação? Como foi feita? Questões estas que nortearam a fala  esclarecedora do Secretário de Educação, ao final, ficando clara a preocupação  de  não mexer nas escolas, atendendo ao quesito necessário de reduzir 20% dos gastos, diminuindo cargos comissionados e outras medidas, no sentido de preservar onde a educação acontece - escolas.

Nas falas bem pontuadas de 3 minutos de cada um da plateia, destaque para: Diretor Ailton do CEEDV (Centro de Ensino Especial de Deficiente Visual); Renata, da Escola da Natureza; César Achkar, coordenador do FAPEDI - Fórum das Pessoas com Deficiência; Coordenadora de Jardim Precoce; Representante da ESAF, falando sobre a importância da Educação Fiscal. Destaques no público presente, como, da Diretora da Educação Especial da SEEDF, Sra Iêdes Soares Braga; do Subsecretário de Educação Básica, Daniel Crepaldi e da prof. Virgínia Ramos, de alunos precoces.

O deputado Wasny de Roure, presidindo a audiência, fez um convite para o dia 11/12, 10 h, nova audiência sobre a Lei de Responsabilidade Educacional. Assegurando o direito de quem ia à tribuna fazer o seu pronunciamento, teve que ser rígido, algumas vezes. Conduziu de maneira exemplar uma sessão  que tinha tudo pra ser tumultuada. Depois do pronunciamento do Secretário Julio Gregório, ouvimos o Dep. Reginaldo Veras que cedeu um pouco do seu tempo a representante de alunos presentes. Depois, veio a melhor fala da manhã, do deputado que virou secretário de várias pastas no GDF: Joe Valle. A frase dita "Fazer gestão de qualidade é cuidar das pessoas, amá-las" tocou forte na plateia que, atenta, ouviu sobre o momento de crise, fundo do poço, 7% de aprovação, mas a solução está em dialogar, escutar e construir juntos. Como a Câmara é a casa pra construir o diálogo, assim disse, absorverá todas as críticas que ouviu e estenderá tudo isso para um Seminário em parceria com a Secretaria de Educação, com o firme propósito de alavancar resultados positivos, dialogando, escutando e construindo juntos. 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também