Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Eventos > EMILIANO MARKET DAY

EMILIANO MARKET DAY

Eventos por Betty Silberstein em 2014-09-25 18:56:50

 

Para recepcionar a Primavera, o Hotel Emiliano (localizado nos Jardins, em São Paulo) organizou um evento inspirado nas feiras de rua, onde palestras, workshops e surpresas preencheram um lindo domingo de sol do paulistano.

Diversos fornecedores expuseram seus produtos para degustação: azeites e chocolates finos, peixe diretamente do Alaska, cervejas especiais, carnes diferenciadas, muitos produtos orgânicos, Risoto Primavera, feito pelos Chefs da Cozinha Emiliano, servido a todos os presentes durante toda a duração do evento, além de deliciosa sobremesa de Creme de Mascarpone com Frutas Vermelhas.

Houve também massagens gratuitas para relaxar ainda mais os visitantes. E as crianças puderam passear de “TukTuk”.

As diversificadas palestras – para todos os gostos – encantaram os visitantes: Tendências Gastronômicas (Agência de Publicidade JWT); 3 Tipos de Pesto (Chef Stefano Impera); Arte: Modernista x Contemporâneos (Renot & Convidados); Verrine de Boutique (Chef Pâtissier Arnor Porto).

As oficinas foram fantásticas: Mala sob Medida (Mordomia Emiliano); Design com Flores (Uemura); # Foodpic (Tadeu Brunelli). Mas essa colunista se encantou tanto com a Horta na Caixa, que resolveu fazer uma matéria a respeito para a coluna Pitadas Culturais da próxima edição. Aguardem e entre você também para o rol de sustentáveis do planeta.

A Cozinha Emiliano não poderia deixar de proporcionar pitadas de gostosuras deliciosas aos presentes. Veja só o que foi ensinado: A Tradicional Foccacia Italiana (Chef Arnor Porto); Comida Artesanal, fazendo do zero (Sous Chef Cleber de Oliveira, que ensinou 3 receitas de Gnhocci).

O Restaurante Emiliano fica à Rua Oscar Freire, 384 / Tel: 3068-4390.

Para quem não pôde estar presente, segue uma receita deliciosa, aprendida neste dia: Gnocchi de Batata, ou Batata Doce ou Mandioquinha.

Por falar em Gnocchi (ou nhoque)... Conhecem a história do Gnocchi da Fortuna?

Conta a lenda que São Pantaleão, num certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu à porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida. Apesar disso, os donos da casa não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada pessoa presente apenas 7 massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do Nhoque da Fortuna ou da Sorte, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro embaixo do prato, comer os primeiros sete pedacinhos em pé, fazer um pedido para cada um deles e, depois, comer à vontade.

A simpatia é simples: coloca-se uma nota de qualquer valor sob o prato com nhoque. Pode ser dólar, real ou qualquer moeda estrangeira. Em seguida, fique de pé e concentre-se para iniciar o ritual. No prato, separe sete nhoques e coma um a um. Para cada nhoque, faça um pedido diferente. Depois, sente-se e saboreie o restante do prato, de preferência com um bom vinho italiano. O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29, para garantir a fartura. Outros dizem que deve ser usado quando for feita nova simpatia ou dado a alguém que necessite. Esta última sugestão a mais interessante, não acham?

Até o próximo dia 29... faça esse Gnocchi em casa. Não é tão complicado quando dizem por aí. Experimente!

Bom apetite... e boa sorte!

 

GNOCCHI DE BATATA (ou Batata Doce e/ou Mandioquinha), 

pelo Sous Chef Cleber de Oliveira - na foto

Rendimento: 8 a 10 porções

 

Ingredientes

- 650 g de batata Asterix (ou batata doce, e/ou mandioquinha. Pode até misturar!)

- 120 g de farinha de trigo 00 (tem maior nível de refinamento e menos glúten)

- 1 gema

- sal

- pimenta do reino moída na hora

- noz moscada moída na hora

Modo de Fazer

Cozinhe as batatas inteiras com casca e uma pitada de sal (pode ser na água, no vapor ou assadas em forno, embrulhadas em papel alumínio, a 180º C, por 1 hora e 30 minutos). Deixe esfriar para descascá-las e, em seguida, passe-as no amassador de legumes, processador ou amasse com garfo. Em uma tigela, coloque o purê, ajuste o sal, misture a gema e a farinha de trigo. Confira o ponto e leve a uma superfície lisa para enrolar e cortar. Coloque em água fervente e retire assim que chegarem à superfície. Sirva ao molho sugo, bolonhesa, branco ou 4 queijos.


 

 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também