Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Artes Plásticas > Acontece: Exposição São Gonçalo que vemos

Acontece: Exposição São Gonçalo que vemos

Artes Plásticas por Rogério Araujo (ROFA) em 2015-12-06 17:08:37
                

Aconteceu no último dia 30 de novembro a abertura da exposição de fotos “São Gonçalo que vemos”, na Casa das Artes Villa Real, na cidade de São Gonçalo, RJ, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h. Entrada gratuita.

Uma exposição de fotos de jovens da cidade com olhar sobre a cidade de São Gonçalo, promovida pela FASG - Fundação de Artes de São Gonçalo. 

Este é o texto encontrado logo na entrada no espaço da exposição:

"Atualmente a cidade de São Gonçalo tem mais de um milhão de habitantes e abriga milhares de trabalhadores e operários que no dia a dia migram até seus locais de trabalho, na própria cidade ou nas cidades vizinhas para garantirem seu sustento. Gente que sai de casa ainda cedo e retorna à noitinha. Grande parte desses trabalhadores que migram cotidianamente, assim como boa parte dos habitantes da cidade, não são nascidos ali. Deixaram suas cidades natais para trás em busca de melhores condições e reconstruíram suas vidas em São Gonçalo. Muitos vieram da zona rural, outros tantos de cidades no interior. Trouxeram na bagagem muitas histórias e costumes que se misturaram a tantas outras histórias e costumes contribuindo com diferenças que enriquecem nossas realidades. Lançamos aqui três perguntas: Qual é a São Gonçalo que vemos? Qual é a São Gonçalo que não vemos? Porque?
Queremos de alguma maneira lançar um olhar mais carinhoso sobre cidade, sobre as pessoas e sobre o patrimônio. Sabemos que é um desafio, sobretudo quando a imagem que prevalece é de descaso e abandono. 
Os alunos do projeto Olho Vivo, das turmas de 2014 e 2015 sabem que fotografar é mais do que um ato, fotografar é ter uma postura diferenciada diante do mundo; fotografar é fazer escolhas e em certo sentido fotografar é reduzir distâncias! Nossas fotos propõem uma aproximação com a cidade. Consideramos que todas as fotos que entraram ( e as muitas que não entraram) na exposição são partes de um exercício do olhar e parte de um processo de aprendizado que continuará e que queremos compartilhar com vocês! Agradecemos com muito carinho a todos aqueles que foram retratados! Descubram-se um pouco mais através da fotografia! 

Sejam bem vindos a exposição " A São Gonçalo que vemos" !


Serviço:

Casa das Artes Villa Real

Rua Coronel Moreira César, s/n, Zé Garoto, SG.

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também