Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Exposição do MHAB refaz a trajetória do teatro na cidade

Exposição do MHAB refaz a trajetória do teatro na cidade

Cultura por em 2014-09-29 16:09:54

A Fundação Municipal de Cultura, por meio do Museu Histórico Abílio Barreto, apresenta 3º Sinal: Belo Horizonte em cena, exposição sobre os movimentos teatrais e seus personagens ao longo da história da cidade.

Na mostra, o universo teatral percorre todo o espaço, buscando instigar sensações e possibilitar ao visitante experiências cênicas, mesmo que momentâneas. Sem ater-se a cronologias e classificações, estão expostas as trajetórias de artistas e grupos, além de textos, figurinos, cenários, objetos, programas, fotos e outras referências à atuação na cidade. Dividida em três módulos: Teatro, Caixa Cênica e Bastidores, a exposição representa a vida urbana, não só pelas múltiplas experiências estéticas, mas também pelas emoções individuais, sensações coletivas, posturas políticas e sociabilidades que as manifestações artísticas podem gerar.

Teatro: Ofício Coletivo

Em seu primeiro momento, a exposição apresenta os movimentos teatrais e seus personagens como testemunhos das dinâmicas da vida urbana e referências de identificação coletiva.

Caixa Cênica: Lugar de Memórias

O módulo apresenta as histórias das construções dos edifícios teatrais em Belo Horizonte e sua relevância ao longo das décadas. São contemplados edifícios já demolidos, bem como os que atualmente estão em funcionamento. Com a inserção de uma “caixa cênica” no espaço expositivo, pretende-se uma aproximação entre o visitante e o universo das relações e do cotidiano do fazer teatral.

Bastidores: “estar preparado é tudo”

Destacam-se aqui os lugares eleitos por essa “gente de teatro”, locais de reuniões pós-espetáculos, pontos de encontro e de relacionamento afetivo, das convergências e divergências, dos diálogos entre as várias linguagens artísticas. São contemplados, ainda, as instituições e cursos de formação e/ou preparação de mão de obra para as atividades teatrais, bem como eventos que se tornaram fomentadores de ações artísticas e formadores de públicos.


A mostra fica em cartaz até o final de 2015 e pode ser vista terça, sexta, sábado e domingo, das 10h às 17h; 4ª e 5ª feira, das 10h às 21h com entrada gratuita. O MHAB fica na Av. Prudente de Morais, 202, Bairro Cidade Jardim.

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também