Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Artes Plásticas > Seminário debate - "Paisagens Arquitetônicas ao Redor do Mundo"

Seminário debate - "Paisagens Arquitetônicas ao Redor do Mundo"

Artes Plásticas por em 2015-12-15 14:54:26

A Fundação Municipal de Cultura promove nos dias 16 e 17 de dezembro, na Casa do Baile, o seminário “Paisagens Arquitetônicas Contemporâneas” com uma série de palestras, mesas redondas que reúne importantes nomes do urbanismo, da arquitetura, do paisagismo e da cultura, e propõe uma ampla discussão sobre o tema. As vagas são limitadas com inscrições gratuitas que podem feitas pelo e-mail da cb.fmc@pbh.gov.br.

A complexidade acerca do significado da palavra “paisagem” instaura possibilidades para amplas discussões, mergulhando mais sobre esse termo, envolto ao tema arquitetura e urbanismo, o seminário pretende ampliar o assunto e colocá-lo em debate através de apresentações de relevantes autores, pesquisadores e artistas. Assim, serão abordadas as tramas do tecido urbano, as plasticidades da arquitetura, os deleites do desenho paisagístico e as influências culturais no desenvolvimento das cidades.

Um dos focos principais do seminário é debater aspectos a partir da exposição “Paisagens Arquitetônicas Contemporâneas: Normas Ortogonais e Sistemas Curvos”, atualmente em cartaz na Casa do Baile. Para isso, o evento traz a mesa de abertura o arquiteto e gestor da Casa do Baile Tiago Carvalho, o curador da atual exposição em cartaz e o historiador espanhol Ramón Rodríguez Llera e Luciana Feres, arquiteta e diretora do Conjunto Moderno da Pampulha, atual candidato a Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Para fomentar o seminário, será debatido o movimento modernista no Brasil, a partir da analise dos jardins que o paisagista Roberto Burle Marx e o botânico Henrique de Mello Barreto conceberam para Minas Gerais e também o tópico “Paisagem Cultura e Roteiro Arquitetônico”, com o lançamento de um guia arquitetônico gratuito: “Sylvio de Vasconcellos: Moderno e Mineiro”.

Além dos debates, o seminário também recebe o lançamento do livro “Fundamentos de Morfologia Urbana”, com base em pesquisas da Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas e Arquiteta Staël de Alvarenga, e da mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela UFMG, Manoela Netto, no qual investigam sobre o processo de formação e transformação das paisagens urbanas.

Exposição Paisagens Arquitetônicas Contemporâneas

A mostra reúne fotografias, mapas, desenhos, objetos e vídeos de desenhos urbanos, arquiteturas e paisagismos criados por arquitetos de renome internacional em várias partes do mundo. Em abordagens sobre os eixos perpendiculares e as formas sinuosas, apresenta obras de arquitetos como Norman Foster, Kazuyo Sejima, Le Corbusier, Zaha Hadid e Oscar Niemeyer. A exposição investiga e apresenta cidades, edifícios e jardins em escalas local e global. Uma multiplicidade que explora cidades como Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Arizona, Paris, Moscou, entre outras.

A exposição fica em cartaz na Casa do Baile até o dia 3 de abril de 2016 e pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 18h, e às quintas-feiras até 21h. A entrada é gratuita.

Seminário Paisagens Arquitetônicas Contemporâneas


Dia 16 e 17 de dezembro, das 9h às 18h

Casa do Baile (Av. Otacílio Negrão de Lima, 751, Pampulha)

ENTRADA GRATUITA

Informações para o público: (31) 3277-7443


Fonte -  FMC de Belo Horizonte

fotos -  Divulgação


Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também