Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Eventos > Fórum Brasília, Capital das leituras – 9ª edição

Fórum Brasília, Capital das leituras – 9ª edição

Eventos por em 2015-12-17 19:26:11

A equipe da Biblioteca Braille, apoiadora do  Encontro/Fórum, desde o início, em 2007, recebeu a todos, com muita satisfação. É a  forma de homenagearem Brasília, a capital das leituras.
      O Fórum, inspirado num texto, que foi publicado em antologia, resultado de um concurso, recebeu o mesmo nome  do poema – Brasília, capital das leituras.  No I Fórum, 10 projetos se apresentaram. Em 2008, no II Fórum, foram 6 projetos, em 2009, mais 9 projetos. Em 2010 mais 5. O mesmo número em 2011, já padronizando este número – 5 projetos a cada ano, até 2014,  já são 50 projetos mapeados, com visibilidade e tornando-se fontes inspiradoras de pesquisas, contidos em dossiê. Mais 5 novos projetos foram apresentados na manhã do dia 16-12-2015. Os participantes receberam uma ficha, ao chegarem, para votarem, atribuindo pontos de 0 a 10 em cada projeto. Três quesitos mereceram a atenção de cada um: - a apresentação (como a pessoa se preparou e passou o projeto ao grupo); - a criatividade do projeto (a descrição das atividades realizadas no projeto); - e os resultados já obtidos com ele.
    Quando os 5 se apresentaram, cada votante entregou sua ficha já preenchida a um trio (Cíntia Couto, Ildérica Martins e Emanuel Lima) que somou os pontos. Enquanto isso, um número artístico inclusivo, pelo músico dv Adalberto. A seguir,  o Diálogo Brasil México e o reconhecimento/certificação dos 3 mais pontuados do Fórum.
    Todos foram vencedores, todos entraram na foto histórica, mas os 3 que tiveram maior pontuação, foram classificados em 1º, 2º e 3º lugares. Foram premiados com belas caixas de livros, confeccionadas pela Biblioteca Braille: 20 livros na 1ª caixa, o mesmo número de anos da Bibliobraille, 19 na 2ª e 18 na 3ª caixa. Prêmio simbólico, mas preparado com carinho. Os projetos que se apresentaram foram:

 
Projeto 1  - Literatura com prestígio, da Escola Classe 03 do Núcleo Bandeirante, com Jeanne Santos Aragão.
Projeto 2 - Manhã literária, da Escola Classe 03 do Guará, com Rosane F. Silva
Projeto 3 - Pequenos leitores, grandes escritores, da Escola Classe 41 de Taguatinga, com Edna Miranda 
Projeto 4  - Fonte de Vida, com o psicólogo João Batista
Projeto 5 - Dançaterapia e livros, com a deficiente visual Noeme Rocha
 
Os  premiados no Fórum Brasília, capital das leituras foram: Literatura com prestígio; Fonte de Vida; Pequenos leitores, grande escritores.
De acordo com um dos ganhadores, o psicólogo João Batista,  "o projeto que sou fundador e coordenador - Grupo de Psicoterapia para Pessoas com Deficiência Visual do DF - que se chama: Grupo Fonte de Vida, foi um dos 05 projetos escolhidos! Dentre os 05 belíssimos projetos selecionados, o nosso tirou em 2' lugar na etapa final! Que alegria eu tive neste momento! No próximo ano, dia 29/04/2016, completaremos 07 anos de fundação! Agradeço a Leonilde e a Dinorá e a toda a equipe que me apoiou e acreditou no meu serviço prestado aos Deficientes Visuais do Distrito Federal! (JB Psi)
Segundo uma das autoras participantes, Maria Lenir Alves Ribeiro: "Quanta honra em participar da Banca Examinadora do nono Fórum Brasília, Capital das leituras, ocorrido na manhã dessa quarta-feira, promovido pela professora e escritora, Dinorá Couto Cançado. Dos 5 Projetos de sucesso no DF, obtivemos 3 vencedores na etapa final, premiados e muito bem representados por seu autores. Ocorreu também, o Diálogo Brasil México, pois a coletânea "50 projetos mapeados em Brasília, capital das leituras" foi um dos trabalhos levados à Feira do Livro de Guadalajara. Parabenizo a todos os ganhadores e participantes desse Fórum, voltado para o incentivo e a disseminação da leitura entre diferentes públicos e faixas etárias no DF. Acreditando na expansão de novos projetos de leitura, para o próximo, e tão valiosos quanto estes aqui apresentados! Mais uma vez, PARABÉNS!!! Fui surpreendida por nosso grande escritor, poeta, psicólogo JB Psi, nesse nono Fórum Brasília, capital das leituras, que prazer! É muito bom fazer parte dos amigos do Braille! Uma família unida e realizada por contribuir de alguma forma com nossos queridos deficientes visuais, com amor à inclusão social!!
 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também