Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Geral > Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde

Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde

Geral por Betty Silberstein em 2015-12-18 19:59:28




Roche América Latina em parceria com a Secretaria Técnica da Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI) anunciam o início da convocação da 4ª Edição do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde nas categorias de Rádio e Internet.

As inscrições começaram dia 15 de dezembro de 2015 e terminam dia 10 de abril de 2016. Serão recebidos trabalhos originais em espanhol ou português veiculados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2015. As candidaturas serão recebidas através do site www.premiorochedeperiodismo.com ou sua versão em português www.premiorochedejornalismo.com.

Os trabalhos candidatados deverão enfocar um ou vários dos temas listados abaixo:

• Inovação em cuidados com a saúde

• Biotecnologia na área da saúde

• Acesso a tratamentos de saúde

• Pesquisa e desenvolvimento em temas de saúde

• Regulação e políticas públicas em saúde

• Oncologia

A cerimônia de premiação será em 2016 durante o Roche Press Day, Fórum Educacional de Jornalismo em Saúde e Científico, organizado pela Roche. Vencedores e finalistas receberão também o livro Gabo Periodista, uma medalha comemorativa do prêmio e diploma pela sua participação destacada. Os vencedores poderão escolher entre uma bolsa com todas as despesas pagas para assistir a um workshop da FNPI ou participar no Festival do Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo, que é feito todos os anos em Medellín (Colômbia).

Edições anteriores

Na primeira edição do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde, realizada em 2013, foram recebidos 177 trabalhos de 17 países da América Latina. Os vencedores foram o colombiano Federico Uribe, na categoria de Televisão e Vídeo, pelo seu trabalho “Valiente Valentina”, transmitido por Telemedellín, e a brasileira Flávia Duarte, na categoria Jornalismo Escrito, pelo seu artigo “Longevidade para todos?”, publicado no jornal Correio Braziliense.

Na edição 2014, o Prêmio recebeu 208 trabalhos de 19 países de língua espanhola e portuguesa. Os vencedores na categoria Internet foram os venezuelanos Airam Fernández, Tamoa Calzadilla, Jesús Alberto Yajure e Laura Weffer Cifuentes pelo trabalho “Pinchanalgas al garete”, publicado pelo site do jornal Últimas Notícias. Na categoria Rádio, os vencedores foram os brasileiros Hebert Araújo e Luis Sousa, pelo trabalho “A volta da voz”, transmitido pela Rádio CBN.

A terceira edição do Prêmio em 2015 recebeu 315 candidaturas de 18 países da América Latina nas categorias de Televisão e Vídeo e Jornalismo Escrito. As vencedoras na categoria de Jornalismo Escrito foram as brasileiras Anna Beatriz Pouza, Gabriela Sá Pessoa e Natacha Cortêz, pelo trabalho “Dor em dobro”, publicado pela Agência Pública de Reportagem e Jornalismo Investigativo. Na categoria de Televisão e Vídeo, o time do programa Fantástico, da TV Globo (Brasil), composto por Luciana Osório, Dráuzio Varella, Wellington Almeida, Flávio Lordello, Amanda Prada e Marconi Matos ganharam o Prêmio pelo trabalho “Pedras no caminho”.

O que é o Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde?

O Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde é uma iniciativa lançada pela Roche com o apoio da Secretaria Técnica da Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-Americano (FNPI, na sigla em espanhol) que buscar reconhecer a excelência e estimular a cobertura jornalística de qualidade sobre temas de saúde na América Latina.

 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também