Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Recíprocas congratulações: Nélida Piñon e Cláudio Aguiar.

Recíprocas congratulações: Nélida Piñon e Cláudio Aguiar.

Cultura por Alberto Araújo em 2015-12-19 14:09:26

         

            Noite de 17 de dezembro: posse da Nova Diretoria da Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. O Salão Nobre do Petit Trianon estava literalmente lotado. Presentes, as autoridades máximas da cultura nacional. Domício Proença Filho assumia as diretrizes da ABL.  Momento histórico na Casa de Machado de Assis.

Nélida Piñon, a laureada escritora, nome internacional  além-fronteiras, participava novamente do quadro da diretoria, agora na função  de Secretária-Geral. Certamente, ela continuará a relevante  atuação de quando fora Presidente daquela entidade do intelecto que, à época, completaria  100 anos.

              Entre as inúmeras personalidades no salão, destacava-se CLÁUDIO AGUIAR,  escritor cearense, recém-agraciado com o disputadíssimo Prêmio Jabuti pelo  romance Francisco Julião, uma Biografia. O renomado Presidente do PEN Clube do Brasil, autor também de contos, poesias, ensaios, novelas, peças teatrais e biografias, viera diretamente de São Paulo, onde recebera o prêmio, para cumprimentar a amiga Nélida Piñon na sessão da ABL e demais membros da ilustre diretoria. O Focus Portal   Cultural assistiu ao encontro amistoso de duas celebridades em fraterna congratulação, ambas do mesmo ofício literário.

                 De um lado, Nélida Piñon com mais de vinte livros publicados e que também já fora contemplada com o Prêmio Jabuti,  anos atrás em 2005,   com o romance Vozes do deserto. De outro lado, Cláudio Aguiar, autor de Exercício para o salto (1972), do também premiadíssimo  romance   Caldeirão (1982), de Os anjos vingadores(1994), de A corte celestial (1996) e da coletânea de textos  teatrais  recentemente editada pela ABL, A última noite de Kafka  e outros dramas.  

               Aliás, a peça em torno de Kafka,  que dá nome ao livro, foi encenada em novembro último na sede do PEN CLUBE  com grande sucesso. Sob a direção de José Francisco Filho  e com a especial participação dos atores Manoel Constantino e Moisés Neto e do técnico cenográfico Ibson Quirino, eles deram vida ao mundo de Kafka, recriado pela imaginação de Aguiar.

               Em nome de todos os leitores do Focus Cultural no Portal Sem Fronteiras,  esta revista congratula duas figuras emblemáticas da literatura nacional.  Cumprimenta Nélida Piñon  por mais este cargo nos destinos da Academia, além da nova edição do magistral livro A república dos sonhos, obra que literariamente eternizou a  imigração galega  no Brasil. E também parabeniza o presidente do PEN CLUBE DO BRASIL,  Cláudio Aguiar, pelo Prêmio Jabuti e pela publicação de A última noite de Kafka e outros dramas, dois marcos muito importantes na  sua carreira das Letras Nacionais.

               Durante a cerimônia no Petit Trianon, Salão Nobre  da Academia Brasileira de Letras, no centro do Rio, foram empossados os demais membros da diretoria eleita no último dia 3, por unanimidade, e que tem duas mulheres, ambas ex-presidentes da Casa: as escritoras Nélida Piñon, secretária-geral, e Ana Maria Machado, primeira-secretária. Os demais integrantes são os acadêmicos Merval Pereira, segundo-secretário, e Marco Lucchesi, tesoureiro.



(Na foto posada para Focus Portal Cultural: a Secretária-Geral da ABL,

escritora Nélida Piñon e o Presidente do PEN Clube do Brasil -RJ, Cláudio Aguiar).






Alberto Araújo

jornalista e colunista.

 


APOIO CULTURAL


                                                            

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também