Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Artes Plásticas > Raízes do Ouro Verde - Artista Plástico Vilson Palaro

Raízes do Ouro Verde - Artista Plástico Vilson Palaro

Artes Plásticas por em 2016-01-12 09:23:45
                                                                    
Nome da exposição:  Raízes do Ouro Verde
Nome do artista: Vilson Palaro
Quantidade de obras: 17 obras
Curador da exposição: Paco de Assis
Período da exposição: 10 a 31 de janeiro de 2016
Nome do Local: Estação Vila Madalena do Metro SP
Telefone para publicação: 11 2338 5516 / 99236 9055
_________________________________________________________________________
Raízes do Ouro Verde por -  Oscar D´Ambrosio
Raízes do Ouro Verde 

O conjunto de imagens de Vilson Palaro pode ser visto como um mergulho na história do café, desde as plantações em que escravos negros foram obrigados a debruçar as suas vidas até a xícara de café quentinha de todo dia.  Mas também é um trajeto pela própria fotografia, no sentido de que as imagens trazem reflexão sobre essa arte.

O trabalho apresentado leva a um pensar sobre as possibilidades de construção de uma poética para contar uma história. No presente caso, está a se falar do café, mas principalmente de tudo aquilo que cerca esse universo, principalmente as pessoas, como bem ilustram as mãos marcadas pelo trabalho e pelo tempo.

O projeto ‘Raízes do ouro verde’ comporta um pensar sobre o começo histórico de todo um percurso que ajudou a construir o Brasil, incluindo momentos de esplendor e de riqueza para setores responsáveis por boa parte do desenvolvimento nacional, mas não deixa de lado aqueles que atuaram na linha de frente, na lavoura.

A opção pela fotografia em branco e preto contribui decisivamente para construir um pensar em que o lirismo e a dramaticidade se complementam na direção de um grupo de imagens em que o café, assim como locais e pessoas que integram a sua história, se integram num universo pleno de significados e de ampla delicadeza e riqueza visual.

Oscar D’Ambrosio é doutor em Educação, Arte e História da Cultura e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp.

Sobre o artista
Vilson Palaro Júnior, nasceu em Itapuí, interior do Estado de São Paulo, em 16 de dezembro de 1963.Radicado na cidade de São Carlos desde 1999.
Recebeu, por duas vezes, o prêmio “Lorenzo Il Magnifico”, pelo primeiro lugar nas VIII e X Biennale Internazionale D’Arte Contemporanea di Firenze (Itália), em dezembro de 2011 e em outubro de 2015.
Recebeu os prêmios pelo segundo e quarto lugares nas IX e X Biennale Internazionale D’Arte di Roma (Itália), em janeiro de 2012 e em janeiro de 2014.
Recebeu o prêmio pelo sexto lugar na Mostra D’Arte Internazionale di Netuno (Itália), em novembro de 2012.
Recebeu o primeiro prêmio do concurso Arte da Magistratura em dezembro de 2011, com a obra “Resignação”, tendo sido antes também premiado, no mesmo concurso, em maio de 2010 com a obra “Travessia”.
Recebeu a Grande Medalha de Ouro no XXVII Salão de Artes Plásticas de Arceburgo-MG em junho de 2013 e por duas vezes consecutivas o Troféu Prefeitura Municipal de Arceburgo nos XXVIII e XXIX Salão de Artes Plásticas de Arceburgo-MG em junho de 2014 e em junho de 2015.
Compôs as Exposições fotográficas “Trilha do Tempo” em março/abril de 2008, “Gente” em maio/junho de 2011, “O Rei da Viola” em maio de 2012, “Alma Cabocla” em maio de 2012 e “Raízes do Ouro Verde” em junho de 2015.

OS ORGANIZADORES
Empresa realizadora:
A Cia Arte Cultura, realizadora desse projeto atua no mercado de arte com marketing artístico, promovendo eventos culturais no Brasil e exterior.
Esse evento conta com o apoio do Metro SP..


Fonte - Cia. Arte  Cultura 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também