Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Cartazes do cinema brasileiro abrem o ano da Sala de Cultura Leila Diniz em Niterói. Confira.

Cartazes do cinema brasileiro abrem o ano da Sala de Cultura Leila Diniz em Niterói. Confira.

Cultura por Alberto Araújo em 2016-01-27 13:19:16

        A partir do dia 1º de fevereiro, a primeira exposição artística do ano de 2016 na Sala de Cultura Leila Diniz vai relembrar o movimento cinematográfico no Brasil nas décadas de 50, 60 e 70. Intitulada “A Arte do Cartaz no Cinema Brasileiro”, a mostra, que fica até o dia 26 de fevereiro, exibirá o trabalho ilustrativo de três nomes que se destacavam na época: Jayme Cortez, Ziraldo e José Luiz Benício da Fonseca, ou, simplesmente, Benício. Isto porque, se hoje estamos acostumados a ver fotografias retiradas de alguma cena do filme ou elaboradas exclusivamente para atrair o espectador, naquele tempo os cartazes eram elaborados por desenhos feitos pelos chamados “cartazistas”.

        Os curadores da exposição são Ricardo Cota, crítico de cinema, e Hernani Heffner, pesquisador e diretor da cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio (MAM). Ricardo explica que o material escolhido para a mostra revela a singularidade da experiência brasileira, mesmo sendo voltado para uma produção eminentemente comercial. “Os exemplares se destacam por sua consciência de traço, estilo, síntese temática e, sobretudo, investigação poética dos tipos humanos e seu contexto sociocultural”, explica. Segundo eles, a arte dos três cartazistas põe em relevo um momento de transição histórica da sociedade brasileira.


        Jayme Cortez é considerado um dos maiores quadrinistas do Brasil, tendo ganhado o Prêmio Jabuti em 1969, o mais importante prêmio literário do Brasil. Foi o cartazista preferido do ator, produtor e diretor Amácio Mazzaropi, conhecido nacionalmente pelos filmes em que interpretava o personagem Jeca Tatu. Jayme faleceu aos 60 anos. Benício tem mais de 50 anos de carreira e fez pelo menos 300 cartazes do cinema nacional, com destaque para o do consagrado filme “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, de 1976. Já Ziraldo tem seu trabalho como ilustrador internacionalmente conhecido. O que muitos não sabem é que ele também ilustrou diversos cartazes de filmes brasileiros, como o do longa “Os Paqueras”, que contou, inclusive, com a participação de Leila Diniz interpretando ela mesma.




SERVIÇO:

Exposição “A Arte do Cartaz no Cinema Brasileiro”

Quando: de 01/02 a 26/02/2016

Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 10h às 17h

Onde: Sala de Cultura Leila Diniz

Endereço: Rua Prof. Heitor Carrilho, 81, Centro – Niterói – RJ

ENTRADA FRANCA


 



  

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também