Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > Espaço Troca Livro

Espaço Troca Livro

Literatura por Betty Silberstein em 2016-01-29 16:07:24

  

O Espaço Troca Livro da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Bernardo reúne 35 mil itens no acervo. O lugar promove a troca de obras de diversos tipos e estilos, além de aceitar doações voluntárias, promover feirões de livros e receber grupos escolares para leitura de histórias. Entre os itens disponíveis estão títulos infantis, adultos e estrangeiros, ciências sociais, psicologia, biografias, autoajuda e tudo o que puder imaginar, além de revistas, vinis nacionais e internacionais, quadrinhos, fitas de VHS, CDs, DVDs e apostilas didáticas.

Quando foi inaugurado, em 2000, o Troca Livros funcionava dentro do prédio da Secretaria de Educação da cidade. A sede própria, no centro de São Bernardo, só foi inaugurada nove anos depois, em setembro de 2009. Além da sede, há outra unidade de trocas de livros dentro da Biblioteca Monteiro Lobato, também no centro da cidade. 

O espaço faz parte da Rede de Bibliotecas Públicas e tem como objetivo expandir a leitura e a troca de livros, revistas e CDs. O local recebe aproximadamente mil pessoas por mês, que ali também encontram áreas aconchegantes como o amplo quintal para momentos de reflexão e leitura. Como parte da Rede de Bibliotecas Públicas, a casa tem autonomia para encaminhar doações para outros espaços, como bibliotecas, instituições e projetos de leitura. No caso dos livros excedentes, são encaminhados para o projeto Espalhando a Leitura, parceria com a Secretaria de Saúde que incentiva a leitura nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A primeira sala coloca à disposição os principais jornais do dia e as revistas mais atuais, além de uma estante com CDs e DVDs. Na segunda sala, estão enormes estantes lotadas de livros, tudo perfeitamente separado por temas e organizado em ordem alfabética pelo nome do autor. E se engana quem pensa que vai encontrar apenas livros antigos. Títulos como “O Código da Vinci”, de Dan Brown, e “A Menina que Roubava Livros”, de Markus Suzak, estão bem colocados próximos à porta. No corredor ficam dispostos os gibis, e na última sala mais livros, apostilas didáticas, uma estante com pilhas e pilhas de revistas e uma parede cheia de discos de vinil, que são separados por estilos musicais.

Na parte de trás da casa, ainda há um espaço aberto que é utilizado para receber grupos escolares para “contação” de história e realização de oficinas na área literária, além de eventos, como feirões com atrações musicais.

O Troca Livro é frequentado por pessoas de todas as idades, que aparecem em horários variados e durante a semana toda, principalmente aos sábados. É aberto ao público em geral, seja ele munícipe ou não.

Para o interessado em trocar seus itens, o local possui algumas recomendações. O material não pode estar rasgado, rabiscado, grifado, sujo, desatualizado e/ou reprodução. A troca é feita por objetos da mesma categoria (livro por livro e revista por revista, por exemplo). Há também um limite diário para o escambo: são seis itens por dia.


Serviço

Espaço Troca Livro
Av. Francisco Prestes Maia, 624
Centro – São Bernardo do Campo
Telefone: 4122-5983
E-mail: trocalivro@gmail.com
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira das 9h às 17h30  

                                             Sábado das 8h às 13h30

 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também