Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > Projeto de incentivo à leitura "Viajando no mundo das histórias"

Projeto de incentivo à leitura "Viajando no mundo das histórias"

Literatura por em 2016-02-05 08:25:15



A proposta acontece por meio da ação - Dialogando com escritoras -  que leva às escolas encontros, oficinas, mostras, palestras, sessão de autógrafos, contação de histórias, recitais e algo mais que a escola propor visando estimular o gosto pela leitura e escrita de forma lúdica e agradável. As autoras, especialistas em inclusão, experts na arte de ler e criar, já com um trabalho diferenciado em Brasília, agora, juntas, com alegria e animação em toda a rede escolar.

As três autoras sindicalizadas tiveram seus primeiros encontros de trabalho na Biblioteca Braille Dorina Nowill, firmando algumas parcerias fundamentais nesse trabalho, como a do consultor de literatura da Saraiva Educação João Batista Marinho de Carvalho. Na Biblioteca, recepcionadas pela coordenadora Leonilde Fontes já combinaram sobre a transcrição de seus livros em Braille e conheceram o jovem leitor deficiente visual Giovane interessado em ler as obras de Lair Franca.

Alguns dados biográficos, contatos, obras e resenha das obras das autoras responsáveis pelo projeto:


DINORÁ COUTO CANÇADO: Professora, pedagoga, agente cultural em literatura, gestão, pesquisa, capacitação e produção.  Palestrante, mediadora de leituras, com reconhecimentos nacionais e internacionais. Contatos: 061- 99701366

E-mail: dinoracouto@gmail.com

 www.facebook.com/dinoracouto.cancado 


PAÇOCA DE AVÔ: a história de um avô carinhoso que tenta despertar o apetite da neta, por meio da culinária rica e tradicional brasileira/mineira. Aprende-se, também, como deve ser a alimentação saudável.  Livro 1 de 3, da série Receita Saudável, com saborosa receita, ao final.

  

A PIPA QUE TOMOU BANHO: conta a celebração do recebimento de algo que encantou Marquito. Um presente da tia, a vontade de brincar, uma tarde de chuva e as refeições, em família, viram asas que dão o perfeito estímulo à criatividade e curiosidade do menino.


TRAVESSURAS: Dinho é o protagonista da história que mostra o envolvimento harmonioso de três gerações de uma família, que se reúne nos finais de semana, ficando claro que o cuidado em fazer da familiar é um constante aprendizado.



GACY SIMAS: Educadora, filósofa e agente Cultural. Tem 21 livros publicados em português e alguns traduzidos para o espanhol. Tradutora, palestrante e contadora de histórias. 

Contatos: 061- 8277-3117

E-mail: edylsia@gmail.com

www.facebook.com/gacy.simas


GUAÇU E GUARÁ: Aprenda mais sobre o ecossistema do Cerrado e sobre os animais vulneráveis ou em extinção, com as primeiras aventuras dos lobinhos Guaçu e Guará, sem a presença dos pais.


O MONSTRO DO MAR: A história fala da necessidade de termos cuidado com o nosso planeta. Um menino conversa com a mãe, enquanto ajuda nas tarefas de casa. Durante a conversa falam sobre reciclagem, consumo consciente, mostrando que pequenas ações podem trazer uma grande resposta se as pessoas se unirem.



LAIR FANCA: Pedagoga, escritora e contadora de histórias. Autora de vários projetos de incentivo à leitura. Contatos: 061- 8324-3815

Contato: lairfranca@gmail.com

www.facebook.com/lair.franca



O CICLISMO REALIZANDO SONHOS: Arthur tem um sonho: ser um ciclista profissional. De forma leve, a história aborda várias questões que envolvem o esporte, desde o apoio da família, a disciplina e a necessidade de querer vencer.  Será que Arthur irá conseguir?


LENTES MÁGICAS: a história mostra a dificuldade que a criança tem em aceitar o uso dos óculos, como também o bullying sofrido por ela na escola. Mostra também a interferência e a importância do papel do professor nesse momento.


Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também