Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > Congresso de Poetas Trovadores 2016 em Guarapari - Espírito Santo - Dias 1, 2 e 3 de Julho de 2016. Participe.

Congresso de Poetas Trovadores 2016 em Guarapari - Espírito Santo - Dias 1, 2 e 3 de Julho de 2016. Participe.

Literatura por Alberto Araújo em 2016-02-05 09:46:41

Congresso de Poetas Trovadores 2016 em Guarapari - Espírito Santo  -  Dias 1, 2 e 3 de Julho de 2016. Participe.

 


SITE:


 http://www.trovadorescapixabas.com.br/ctc.html  



Evento cultural aberto ao público. Liberada a participação de Estudantes, Professores, admiradores da Poesia e da Trova. Você pode participar mesmo não sendo Poeta, Escritor ou Trovador. BASTA GOSTAR DE POESIA, TROVAS E DA BOA MÚSICA DE SERENATA... Inscrições TOTALMENTE GRATUITAS. Evento liberado para Grupos da melhor idade... Você não precisa ser Trovador para participar...


                                                                  

SECRETÁRIO DE TURISMO DE GUARAPARI RECEBE OS ORGANIZADORES DO EVENTO.



Em reunião realizada no dia 26 de Janeiro de 2016, na Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, com o ilustre Secretário Professor Adriani Serpa, presentes os Poetas e Escritores, João Roberto Vasco Gonçalves, Edy Soares, Clerio José Borges, e o Presidente da Associação dos Hotéis de Guarapari, Sr. Renato, ficou definido para os dias 1, 2 e 3 de Julho de 2016, a realização no Balneário de Guarapari, o XII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, com a realização de um Concurso Nacional/Internacional de Trovas com o tema "Cidade Saúde", Concurso Estadual (Espírito Santo), com o tema, "Guarapari" e Concurso Municipal com o tema, "Minha Cidade".


 

CONCURSO DE TROVAS. CIDADE DE GUARAPARI, CIDADE SAÚDE DO BRASIL



Considerando que o Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, completa no dia 1º de Julho de 2016, Trinta e Seis (36) anos de sua fundação, entendeu por bem a atual diretoria do CTC, em comemoração a referida data promover Concurso Nacional/Internacional de Trovas, com o tema Cidade Saúde, em homenagem a cidade Capixaba de Guarapari que será nos dias 1, 2 e 3 de Julho de 2016, a sede do XII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores.



TROFÉU E COMENDA... PARTICIPE. INSCREVA-SE... TROFÉU MAGNÍFICO INTELECTUAL DO ANO DE 2016 E O TÍTULO DE COMENDADOR(A) – COMENDA TROVADOR ELMO ELTON 2016, (MEDALHA E DIPLOMA). Os interessados em receberem os TROFÉUS devem manifestar interesse mandando e-mail para:


cj-anna@bol.com.br ou por Carta: CTC / Clério José Borges Rua dos Pombos, 2 Eurico Salles, Carapina Serra ES, CEP: 29160-280. Detalhes e maiores informações no Verso e final deste folheto.


 


=========================================================


 


XII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores / Guarapari -  Espírito Santo - Brasil


dias 1, 2 e 3 de julho de 2016. de sexta a domingo.



Varal de poesias de poetas de Guarapari e do estado do Espírito Santo. Traga sua poesia escrita numa cartolina ou num pano para expor. exposição de artes plásticas. exposição de poesias e trovas. Troféus e medalhas e concursos de poesias. serenata pelas ruas da cidade.



Troveata: desfile dos poetas e escritores de Guarapari e do Espírito Santo. traga a bandeira de sua cidade. Faça o lançamento do seu livro durante o congresso de Guarapari.


 


Mostra do artesanato local, city tour, passeios, palestras, oficina de criação poética. aprenda a fazer poesias e trovas. artesanato local.


Missa em trovas - Três dias de poesia e cultura em geral.


Guarapari capital da trova - Traga pinturas e artesanato de sua autoria ou de amigos para expor em Guarapari.



Exposição totalmente gratuita.



Guarapari é um município do Estado do Espírito Santo, no Brasil. Sua população em 2013 pelo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística era de 116 278 habitantes. A sua distância até Vitória é de 51 quilômetros; até o Rio de Janeiro, 474 quilômetros; e até Belo Horizonte, 535 quilômetros.


Guarapari é conhecida como a Cidade Saúde porque suas areias monazíticas, ou seja, areias com alta concentração de minerais possuem propriedades curativas. Uma das praias da cidade, a Praia da Areia Preta, é uma das mais famosas por causa disso. A cidade é o balneário mais famoso do Espírito Santo, um cartão postal com cerca de 50 praias paradisíacas, proximidade entre o mar e as montanhas, biodiversidade marinha e monumentos históricos.



=========================================================


 


CONCURSO DE TROVAS CIDADE DE GUARAPARI, CIDADE SAÚDE  /  REGULAMENTO


 


Âmbito Regional/Estudantil: (Guarapari – Poetas da cidade e Estudantes do Ensino Fundamental e Médio) Tema: "Minha Cidade”. Em todos os casos a palavra tema precisa constar do corpo da trova.


1.2.- Nos âmbitos: Nacional/Internacional e Estadual. Serão contemplados trovadores das categorias Novo Trovador e Veterano. Será considerado Novo Trovador aquele trovador que não obteve até a divulgação deste regulamento 03 (três) classificações em concursos de trova oficiais da UBT em nível nacional.


2 - Modo de Envio. - As trovas deverão ser no máximo 03 (três) por tema, inéditas, de autoria do próprio remetente e, enviadas: – Por sistema de envelopes, ou – Por e-mail.



2.1.- Pelo sistema de envelope, deverá constar no envelope pequeno a categoria pela qual concorre o trovador. As trovas deverão ser digitadas ou datilografadas. Serão aceitas Trovas manuscritas, de preferência em letra de forma.


2.2.- Pelos Correios. Todos os âmbitos e categorias - Sistema de envelopes, aos cuidados de CTC / Clério José Borges Rua dos Pombos, 2 Eurico Salles, Carapina Serra ES, CEP: 29160-280. As trovas, bem como, a categoria pela qual concorre o trovador deverão constar no corpo do e-mail.


3 - Todos os âmbitos e categorias - Por E-mail: As trovas deverão ser encaminhadas para:

cj-anna@bol.com.br  


 

4 - Do Prazo: Serão consideradas as trovas que chegarem até 31/05/2016.


5 – Da Premiação A premiação acontecerá no mês de JULHO de 2016, no dia 1º de Julho de 2016, na abertura solene do XII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores na Cidade de Guarapari, Espírito Santo. 


5.1. - Serão concedidos Troféus para os três primeiros colocados em cada categoria e Diploma para os 20 classificados em cada categoria.


5.2.- A premiação será remetida via postal para o classificado que não puder comparecer na data aprazada para seu recebimento, dentro do prazo de 190 dias após a data de entrega dos prêmios.


5.3.- O CTC Clube dos Trovadores Capixabas não se responsabilizará por quaisquer despesas de locomoção e/ou hospedagem dos classificados para o recebimento dos prêmios. O HOTEL FRAGATA (27 – 3261 22 10 FALAR COM SOARES) E A POUSADA MAR E MATA (27 – 3361 2622 FALAR COM RENATO) IRÃO OFERECER 20 POR CENTO DE DESCONTO PARA OS QUE AVISAREM NA HORA DA RESERVA QUE DEVE SER FEITA ANTECIPADAMENTE, QUE SÃO DO CONGRESSO DE POETAS TROVADORES. PARA SUA COMODIDADE PROCURE CHEGAR NA QUINTA FEIRA, DIA 30 DE JUNHO DE 2016.


6. - Da Comissão Organizadora. A Comissão Organizadora resolverá os casos e suas decisões serão definitivas e irrecorríveis.


6.1 As trovas remetidas em desacordo com qualquer item, serão eliminadas automaticamente do concurso. A simples remessa das trovas significa total conhecimento e completa aceitação deste Regulamento, estando os promotores do Concurso automaticamente autorizados a divulgação de todas as Trovas enviadas e das fotos e filmagem do evento de premiação. Maiores informações pelo e-mail: cj-anna@bol.com.br Ou pelos Correios: CTC / Clério José Borges Rua dos Pombos, 2 Eurico Salles, Carapina Serra ES, CEP: 29160-280. Telefone: 3328 0753 /Claro: 27 – 9 9257 82 53 / Vivo: 27 – 9 96 49 98 88.



===============================================

 


DEFINIÇÃO DE TROVA SEGUNDO ADELMAR TAVARES, PRIMEIRO TROVADOR A INGRESSAR NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS: “A Trova Brasileira... A Cantiga do fundo da nossa alma! Esses quatro versos setesílabos que dizem mais que os poemas: - Bogari humilde, pequenino, a que recende o campo inteiro da nossa poesia. As rosas imperiais dos alexandrinos pompeantes. As begônias dos sonetos de dez sílabas. As Camélias das baladas - aí delas - não têm a graça e o cheiro dessas anônimas flores miúdas da alma popular. Colhê-las é encher as mãos de perfume! É inebriar-se de aroma! É ter tonto o coração para cantar!” O QUE É TROVA? DEFINIÇÃO DE TROVA: Trova é um poema monotrófico (contém uma estrofe apenas) com quatro versos heptassílabos (redondilha maior), sem título, que se completa em seus quatro versos. TROVA é uma composição poética de q uatro versos, de sete sílabas poéticas cada, com rima e sentido completo. Segundo o falecido Escritor Jorge Amado, em entrevista a Jornalista e Trovadora Maria Thereza Cavalheiro,


“a Trova e o Trovador são imortais.”



===============================================

 


CONVITE ESPECIAL. TROFÉU MAGNÍFICO INTELECTUAL DO ANO DE 2016 E O TÍTULO DE COMENDADOR(A) – COMENDA TROVADOR ELMO ELTON 2016, (TROFÉU, MEDALHA E DIPLOMA)




Pelos seus méritos você foi escolhido para ser homenageado. Para saber como você poderá receber a homenagem.


INFORMAÇÕES POR E-MAIL: cj-anna@bol.com.br  ou por Carta: CTC / Clério José Borges Rua dos Pombos, 2 Eurico Salles, Carapina Serra ES, CEP: 29160-280. Tel: 27 - 3328 0753. Valor da Chancela para pagar os custos operacionais apenas R$ 250,00. Você não está pagando para ser homenageado, está apenas ajudando o evento. Se tiver interesse peça informações que mandaremos instruções sobre procedimentos a serem tomados, para depósito em conta corrente e envio de SUA FOTO para constar do Diploma, da Medalha e do Troféu...


 


O CTC Clube dos Trovadores Capixabas não se responsabilizará por quaisquer despesas de locomoção e/ou hospedagem dos homenageados e classificados nos Concursos. O HOTEL FRAGATA (27 – 3261 22 10 FALAR COM SOARES) e a POUSADA MAR E MATA (27 – 3361 2622 FALAR COM RENATO) IRÃO OFERECER 20 POR CENTO DE DESCONTO DESDE QUE INFORME QUE A RESERVA É PARA PESSOAS E GRUPOS QUE PARTICIPARÃO DO CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES. Para sua comodidade procure chegar um dia antes, na quinta feira, dia 30 de JUNHO DE 2016. ELMO ELTON NASCEU EM VITÓRIA E FOI DENOMINADO O REI DOS TROVADORES CAPIXABAS.







Crédito:


Informação recebida por e-mail

enviado pela poetisa Nancy Cobo.


Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também