Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Trilogia infantil Receita Saudável

Trilogia infantil Receita Saudável

Cultura por em 2016-02-09 15:12:46
Casamento da Literatura com a Gastronomia nos livros infantis da Trilogia Receita Saudável

Inspirada na manchete de capa do caderno Diversão & Arte do Correio Braziliense,  intitulada Festa na cozinha, a lembrança de uma foto que tem dominado postagens sobre ações literárias nos dois últimos anos, veio na hora  - Festa do Livro. Tirada em Porto/Portugal, dias depois do lançamento de uma  trilogia infantil, no Museu da Independência/Lisboa em 1/10/14. 
A reportagem Festa na cozinha destaca que "a gastronomia nunca esteve tão em alta quanto agora e a relação do homem com a cozinha vem se transformando com o passar do tempo".  Realmente, nos livros da autora brasiliense Dinorá Couto Cançado,  as receitas que ilustram cada história infantil foram fornecidas pelo avô que fez questão de ditar ingrediente por ingrediente e testando-as, ao vivo, em sua cozinha. Com isso, suas 3 receitas são feitas em várias oportunidades, destacando-se a paçoca do livro Paçoca de Avô.  Já o lagarto recheado, um tanto mais sofisticado, do livro Travessuras,  quanto a carne com lasquinhas, servida com muita criatividade em forma de trouxinhas, do livro A pipa que tomou banho, ele as faz, semanalmente, esperando os netinhos e, de vez em quando, em lançamentos especiais brasilienses, como o que ocorreu no Espaço Fazendinha.
O livro Paçoca de Avô teve sua estreia bem antes, na maior feira de Livro do mundo, em Frankfurt/Alemanha, um ano  antes dos seus dois irmãozinhos. E nessa Feira de Negócios, em 10/10/13, o avô e sua gamela de paçoca se destacou, proporcionando a degustação do saboroso alimento até no estande da cozinha brasileira. O pilãozinho confeccionado para a mostra prolongou suas aparições em Praga, Viena e outras cidades europeias, inspirando a leitura da obra e a  vontade de saborear o alimento.
Com reconhecimentos/premiações e depois de ter ido até ao México na Feira do Livro de Guadalajara, o Paçoca de Avô e mais os dois que compõem a trilogia Receita Saudável _ Travessuras e A pipa que tomou banho _ estarão em Ouro Preto, no próximo dia 27, na festa  "Os melhores do ano",  recebendo o troféu "Melhor trilogia infantil", promoção da Associação Internacional de Escritores e Artistas.
Os três livros,  com ilustrações adaptadas, foram transcritos em Braille e com letra ampliada, permitindo aos leitores cegos e de baixa visão a apreciação das histórias, bem como das cenas em alto relevo.
Alguns depoimentos comprovam o quanto os leitores têm apreciado as três histórias que, mescladas de cenas reais, passam o cotidiano de  famílias que primam por uma alimentação saudável e por brincadeiras que levam a um entrosamento harmonioso.
                                                            Por Dinorá Couto Cançado
                                                                            9/2/201

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também