Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > BRIMAS - A PEÇA - Uma comédia em curta temporada no Teatro Fashion Mall em São Conrado. Confira.

BRIMAS - A PEÇA - Uma comédia em curta temporada no Teatro Fashion Mall em São Conrado. Confira.

Cultura por Alberto Araújo em 2016-02-22 19:43:14
                

Em curta temporada, a comédia Brimas, de Beth Zalcman e Simone Kalil, reestreia no Teatro Fashion Mall, dia 4 de março, 21h30, em São Conrado. Sob direção de Luiz Antônio Rocha, a peça fica em cartaz até dia 10 de abril com sessões às sextas e sábados, 21h30 e aos domingos às 20h.


Link do Teaser de Brimas no Canal You Tube:


CLICAR NO LINK:


https://www.youtube.com/watch?v=RZOOEC5BngE 



A peça teatral Brimas, vivida pelas atrizes e autoras Beth Zalcman e Simone Kalil, estreou em novembro de 2015, recebendo indicação ao Prêmio Shell na categoria Melhor Texto. Reestreando em janeiro de 2016, recebeu a crítica de Rodrigo Monteiro (Crítica Teatral): "Brimas dá a 2016 um ótimo início de temporada teatral carioca." Ele acertou na previsão. A aceitação e identidade com a plateia foi imediata, obtendo sucesso de público com sessões esgotadas.  


Com afeto, humor, risos, emoção e cumplicidade entre as atrizes e suas personagens, Brimas traz um tema atual: imigração. Através das histórias reais de suas avós, Beth e Simone trazem ao palco Ester e Marion. Ambas saíram jovens de seus países de origem, Egito e Líbano, respectivamente, foram acolhidas no Brasil no início do século passado e com "Fome de tolerância" conforme Macksen Luiz intitula sua crítica no jornal O Globo, entrelaçam suas vidas e histórias recheadas de afeto, amizade e respeito.


"Unidas pelas dificuldades de sobrevivência e pelas diferenças religiosas, Ester judia e Marion cristã maronita, transformam a cozinha num território de paz... A comida, como expressão de afeto, une o que foi separado pela fome das guerras de desunião e preconceito... as atrizes autoras capturam essas vozes do passado para sancionar o presente e evocar as dificuldades da travessia para celebrar a chegada... os tabuleiros adereços de Toninho Lôbo são delicados ícones de religião que presos à parede fazem referência à unidade ecumênica (...) Simone Kalil, com figurino severo, dá tratamento carinhoso a libanesa. Beth Zalcman, com figurino colorido, veste a egípcia com humor solar". Macksen Luiz - Jornal O Globo


Segundo o crítico Lionel Fischer, a obra e a direção estão "impregnadas de humor e humanidade, mesclando fantasia e realidade, Brimas recebeu uma excelente versão cênica da direção".


Rafael Teixeira, da Revista Veja, traduz o texto como "um bem costurado mosaico de memórias que revela tradições e comportamentos da cultura de cada uma das personagens, embasando uma história de amizade acima das diferenças". Outro crítico a apontar a qualidade da peça teatral foi Wagner Correa (Escrituras Cênicas): A sinceridade no tom confessional no texto instala surpresa e encantamento... capazes de risos, muitos risos, mas também de lágrimas.... num jogo teatral vivo e fluente das atrizes".


Sinopse – Duas senhoras imigrantes, Ester e Marion, revivem, com muito humor, suas histórias, enquanto cozinham quibes para um velório. O riso, a saudade da família e as memórias do passado se misturam nessa história cheia de emoção e sabedoria.


Muito feliz por ter embarcado nessa viagem, nesse projeto lindo e abençoado! Falamos dos imigrantes que deixam suas pátrias e cruzam o oceano em busca de uma nova pátria. Através do humor vamos falar dessas travessias. Luiz Antônio Rocha.


Para a autora e atriz Beth Zalcman, falar de sua avó é falar de identidade construída pelo afeto, pelo cheiro e sabores da comida, pelos gestos, pela voz, pelas histórias vividas e sentidas. Brimas é falar da possibilidade de encontros, de paz, independente de crenças, nesse momento contemporâneo de tanta intolerância.


A força dessas matriarcas, nossas avós, representando tantos outros imigrantes, tantas outras avós, tantas outras mulheres. Essa peça fala do oriente médio e fala do Brasil. Na verdade, Brimas fala de tudo aquilo que diz respeito ao que há de mais humano em nós: o amor, a saudade, a família, a fé e a alegria. Emociona-se Simone Kalil, atriz e autora.



FICHA TÉCNICA



Texto e atuação: Beth Zalcman e Simone Kalil

Direção: Luiz Antônio Rocha

Assistente de direção: Valéria Alencar

Cenário: Toninho Lôbo

Figurino: Claudia Goldbach

Iluminação Cênica: Aurélio De Simoni

Programação visual: Davi Palmeira

Preparação de elenco: Beth Zalcman

Assessoria de imprensa: Minas de ideias

Elaboração de projeto: Jenny Mezzencio

Produção executiva: Sandro Rabello

Direção de produção: Beth Zalcman, Simone Kalil e Sandro Rabello

Programação visual: Mabruk Produções e Diga Sim Produções



BRIMAS - A PEÇA

Reestreia: 4 de abril de 2016

Local: Teatro Fashion Mall – Sala 2

Endereço: Rua Estr. da Gávea, 899 - Telefone: (21) 2422 9800 – São Conrado

Temporada: De 4 de março até 10 de abril de 2016.

Horários: Sextas e sábados, 21h30min – Domingos às 20h.

Horário de Funcionamento da Bilheteria:

Aberto de 3ª feira a sábado, até 21h30min. Domingos, de 15h até 20h.

Gênero: Comédia

Duração: 70 minutos

Classificação: 10 anos

Capacidade: 200 Lugares




Apoio nesta divulgação:



FOCUS PORTAL CULTURAL

PORTAL SEM FRONTEIRAS

JORNAL SEM FRONTEIRAS

JORNAL SANTA ROSA - O JORNAL DE NITERÓI.









FONTE:

http://www.gentedesucessovip.com.br/ 


CRÉDITO:

Informações enviadas para e-mail

da coluna Focus Cultural

pela escritora e poetisa Nancy Cobo.

Em 22 de fevereiro de 2016.



Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também