Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Dia Nacional do Livro Didático

Dia Nacional do Livro Didático

Cultura por Betty Silberstein em 2016-02-27 21:27:17

Dia Nacional do Livro Didático é comemorado no Brasil, anualmente, em 27 de fevereiro. Esta data homenageia uma das ferramentas essenciais para a formação educacional dos alunos: o livro didático.

O livro didático reúne as informações que o aluno necessita para ajudar a desenvolver o seu conhecimento em todas as etapas da educação – desde o Ensino Fundamental até o Nível Superior.

Os livros didáticos também são muito importantes para orientar os educadores (professores) no processo de ensino e aprendizagem.

O Brasil já trata a questão como política pública através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O programa foi criado em 1985 e tem como objetivo a distribuição de obras didáticas aos estudantes da rede pública de ensino brasileira.  

No entanto, a trajetória do livro didático no Brasil começou em 1929, com a criação do Instituto Nacional do Livro (INL), órgão com a função específica de legislar esta área no país.

O livro didático tem suma importância para o processo de aprendizagem no desenvolvimento do ser humano como aluno. Ele é fundamental para a formação das estratégias de ensino, pois norteia o caminho a ser traçado pelo educador. 

Os investimentos em livros didáticos a cada ano têm aumentado. Em 2005. foram distribuídos 110.643.113 livros didáticos para o Ensino Fundamental das escolas públicas de todo o país, beneficiando 31 milhões de estudantes. Em 2011, foram mais de 135,6 milhões de livros adquiridos pelo PNLD, que investiu 880,2 milhões de reais. Isso faz com que o Programa se torne o maior em aquisição de livros no mundo.   

Sendo um instrumento de apoio e que auxilia a maior parte dos alunos, vamos valorizar o livro didático, é com ele que descobrimos caminhos e aprendemos lições para o resto da vida.  

Atividades para o Dia Nacional do Livro Didático

Nesta data, educadores e alunos podem participar de diversas atividades em conjunto, que ajudam a conscientizar sobre a importância do livro didático no processo de educação e ensino.

  • Faça marcadores de livros com seus alunos.
  • Faça capas protetoras de livros com seus alunos, reforçando a ideia de preservar muito bem o livro para ser reaproveitado por outros estudantes no futuro.
  • Faça ou promova uma redação sobre a importância do livro didático para o processo educativo.

 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também