Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Geral > Brasil ganha site de checagem de informações

Brasil ganha site de checagem de informações

Geral por Betty Silberstein em 2016-02-29 15:57:19

 
Agência Lupa estreou no Brasil com a missão de checar, de forma sistemática e contínua, o grau de veracidade das informações que circulam pelo país. A iniciativa é dirigida por time de 10 jornalistas e possui objetivo de contribuir para aprimorar o debate público. Assim, o site classifica as informações segundo as oito etiquetas, com diferentes níveis de autenticidade:

1)      Verdadeiro

2)      Verdadeiro, mas

3)      Ainda é cedo para dizer

4)      Exagerado

5)      Contraditório

6)      Insustentável

7)      Falso  

8)      De olho

A Agência Lupa verifica o grau de veracidade das informações divulgadas no país. No processo de fact-checking, a equipe da agência acompanha diariamente os noticiários de política, economia, cidade, cultura, educação, saúde e relações internacionais, para corrigir informações imprecisas e destacar dados corretos. O time de profissionais faz uma reunião de pauta por dia, para elencar as informações de interesse público que precisam ser verificadas.

Além de colocar à prova o que é dito por políticos, ocupantes de cargos públicos, líderes sociais e celebridades, a Lupa também checa a qualidade de produtos e serviços e a veracidade de slogans e imagens. Todas as informações podem estar na imprensa tradicional, nas redes sociais ou mesmo em conversas de bar. A partir daí, inicia-se o fact-checking.

A escolha do que será checado primeiro obedece a critérios como relevância, disponibilidade de informações e possibilidade de deslocamento dos repórteres.

Pelos próximos três anos, a Lupa seguirá no modelo start-up, incubada na editora Alvinegra, responsável pela publicação da revista Piauí. Apesar disso, a agência mantém estruturas administrativa e editorial próprias e aposta na venda de seu conteúdo para outros meios de comunicação, bem como na publicação de material inédito no site Lupa.news.

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também