Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Geral > SPOTLIGHT – Segredos Revelados

SPOTLIGHT – Segredos Revelados

Geral por Betty Silberstein em 2016-03-02 00:06:46

              

A 88ª edição dos Academy Awards (ou Oscars), aconteceu dia 28 de fevereiro em Los Angeles (EUA). O filme Spotlight: Segredos Revelados ganhou o prêmio de Melhor Filme. Não é para menos: o elenco e direção são fenomenais e este ousado filme levanta algumas questões cruciais sobre religião e seu lugar no nosso mundo.

O título do filme refere-se a “Spotlight”, uma pequena equipe dentro do jornal americano Boston Globe – o diário de maior circulação em Boston, Massachusetts e Nova Inglaterra – dedicada à investigação detalhada de questões específicas por longo prazo.  

A investigação jornalística retratada em Spotlight, sobre os casos de pedofilia na Igreja, realmente aconteceu no começo dos anos 2000, levando o grupo de jornalistas do Boston Globe a merecidamente vencer o Prêmio Pulitzer em 2003, por sua cobertura do escândalo de abuso sexual da Igreja Católica em Massachusetts, com ramificações que muito rapidamente se espalharam por todo o mundo.

Spotlight é um filme excelente. A acusação contundente da Igreja Católica examina corajosamente o escândalo de pedofilia, sob diversos ângulos.

A pedofilia é um assunto muito desagradável, mas os atores não são nem um pouco tímidos ao tratar disso. O filme entra em grandes detalhes sobre que tipo específico de sexo foi praticado com essas crianças, porque justamente essas crianças foram alvo dos padres e como as crianças eram levadas a pensar que engajar-se em atos sexuais privados não tinha nada de mais. O filme mostra o que aconteceu com as vítimas nos últimos anos, discute como e por que, muitas vezes, se entregaram às drogas ou acabaram se suicidando. Motivo pelo qual elas são denominadas ‘sobreviventes’.

À medida que a trama se desenrola, os repórteres descobrem sobre táticas da cúpula da Igreja e lacunas jurídicas que foram usadas para calar os assédios. O que nos leva à questão da fé. Há um esforço deliberado para certificar-se de que o fundo espiritual de cada personagem seja mencionado pelo menos de alguma forma, pois não são simplesmente ateus tentando desbancar um Deus, ou uma instituição religiosa, nos quais não acreditam.

Ah... mais um dado importante: o filme se passa no ano de 2001. E o enredo faz questão de mencionar um certo dia de setembro que levou milhares de pessoas em todo o país a encontrarem consolo em seus líderes espirituais. Desnecessário dizer que este não era exatamente o melhor momento para se tentar derrubar a Igreja Católica, especialmente quando isso significaria acumular um enorme desastre nacional em cima do outro. Além do mais, foi extremamente difícil o centro das atenções focar o escândalo sexual dentro da Igreja Católica, quando o grupo Spotlight e os outros repórteres de todo país foram direcionados para trabalhar cobrindo o 11 de setembro.

Esta é uma apresentação fantástica de uma história que, sem sombra de dúvida, merecia – e deveria! – ser contada! Uma declaração muito eloquente que demonstra como o jornalismo é importante para os leitores.

E você, caro leitor! O que você está esperando? Desligue o computador e vá assistir este filme. Garanto que não vai se arrepender!

 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também