Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Shows > Ana Costa leva o show “Pelos Caminhos do Som” ao Teatro Municipal de Niterói na noite de 9 de março. Confira.

Ana Costa leva o show “Pelos Caminhos do Som” ao Teatro Municipal de Niterói na noite de 9 de março. Confira.

Shows por Alberto Araújo em 2016-03-04 23:09:42
                

A cantora Ana Costa faz um recorte vibrante da obra lusófona de Martinho da Vila no CD e DVD “Pelos Caminhos do Som” (Biscoito Fino), que será lançado no Teatro Municipal de Niterói no dia 9 de março, uma quarta-feira, às 19h, com ingressos de R$ 40, abrindo a temporada 2016 da série Clássicos do Samba.

 

O objetivo deste registro é chamar a atenção para a importância da criação de Martinho, sambista consagrado, pesquisador incansável dos variados ritmos brasileiros e considerado o embaixador da música brasileira dos países de língua portuguesa. Foi ele quem propôs o chamado “traço de união” entre as nações de língua portuguesa, misturando sambas que estão no imaginário de todos nós com belas composições menos conhecidas do bamba.

 

Ana canta com propriedade o repertório de Martinho, tamanha é a identificação que desenvolveu com a sua obra, reforçada pela intimidade e carinho que nutre pelo universo do mestre. A direção geral é de Bianca Calcagni e a direção artística, de Analimar Ventapane, filha do homenageado. Julio Florindo assina a direção musical, Iza Valente o cenário e é Aurélio Oliosi quem faz o design de luz. O show foi produzido pela Zambo e pela MDM e coproduzido pelo Canal Brasil.

 

“Esse espetáculo foi pensado à partir do álbum ‘Lusofonia’, lançado em 2000, no qual Martinho exalta a música e a cultura dos países lusófonos, mas também exalta as belezas do nosso país. São composições de Angola, Moçambique, Portugal e Timor Leste que o Martinho releu e criou versões. É fato que vemos alguma semelhança entre as músicas deles e a nossa e o show é resultado desse flerte do Martinho. Desde os anos 80, ele viaja todos os anos para esses e outros países de língua portuguesa a fim de garimpar as suas preciosidades sonoras”, diz Ana Costa.

 

No roteiro, “Fazendo as malas” (de Martinho e Rildo Hora), “Samba dos ancestrais” (dele com a saudosa Rosinha de Valença), a recente “Filosofia de vida” (feita a seis mãos com Marcelinho Moreira e Fred Camacho), as famosas “Odilé odilá” (parceria dele com João Bosco, que Ana Costa regravou no Sambabook do Martinho), “Traço de união” (mais uma da dupla Martinho/ João Bosco), “Canta canta, minha gente” e “Madalena do Jucú”, uma versão dele para uma cantiga de domínio público. Esta última foi registrada no clássico “O canto das lavadeiras”, de 1989, um disco inspirado no folclore brasileiro. A faixa que nomeia o projeto, “Pelos caminhos do som”, também saiu desse elepê antológico.

 

Para mostrar essas obras-primas ao vivo, Ana Costa estará acompanhada por Julio Florindo (no contrabaixo), Maurício Massunaga (no violão, na guitarra e no bandolim), Alessandro Cardozo (no cavaquinho), Daniel Félix (na percussão), André Manhães (na bateria), Antonio Guerra (no teclado).

  

 

 

ANA COSTA LANÇA

“PELOS CAMINHOS DO SOM,

UMA HOMENAGEM A MARTINHO DA VILA”

dia 09 de março (quarta-feira)

às 19 horas

Duração: 75 min

No Teatro Municipal de Niterói

Na Rua Quinze de Novembro, 35, Centro, Niterói

Telefone: 2620-1624

 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também