Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Eventos > AS QUINTAS DA MAISON, uma nova opção lítero-cultural para você no Rio de Janeiro. Confira.

AS QUINTAS DA MAISON, uma nova opção lítero-cultural para você no Rio de Janeiro. Confira.

Eventos por Alberto Araújo em 2016-03-05 01:02:21

O Consulado da França no Rio inaugurou novo espaço cultural. E todas as quintas-feiras, a partir das 18h, promove eventos musicais, literários ou gastronômicos, e debates. Para alguns eventos é necessário fazer inscrição prévia no site do consulado no link:


http://riodejaneiro.ambafrance-br.org/


O complexo cultural tem mais de mil metros quadrados com biblioteca multimídia, café com produtos franceses, bar de champanhe a marca Perrier-Jouet na varanda. Também fazem parte do centro cultural o Cine Maison e o Teatro Maison de France.


 Segundo o consulado, o espaço, que fica no 11º andar da Casa Europa, sede do consulado, tem como objetivo democratizar o acesso à cultura francesa. A biblioteca conta com mais de 20 mil livros e e-books, revistas, jornais, CDs e DVDs. A maioria dos livros, antes apenas em francês, agora também está disponível em português.


 A reforma custou mais de R$ 3 milhões, e é uma contribuição da França ao projeto de revitalização do Centro do Rio, informa o consulado.


E para abrilhantar a noite de inauguração trouxe para os admiradores da boa arte, O LANÇAMENTO do livro “A aventura brasileira de Jean Sablon” dos escritores franceses Philippe Jadin e Charles Langhendries.


A obra expõe a vida do cantor francês Jean Sablon, acompanhada por algumas músicas de seu vasto e admirável repertório, bem como uma exposição de fotos.


O intérprete francês Jean Sablon, durante a sua longa carreira internacional viveu e cantou durante anos no Brasil. Ele se apresentou em todos os grandes palcos da época até a sua despedida em 1984, no Copacabana Palace. Levou os ritmos brasileiros para a França, onde interpretou incontáveis vezes a música Garota de Ipanema. Foi condecorado pelo Brasil, pelos serviços prestados ao país.



Jean Sablon  nasceu em Nogent-sur-Marne no dia 25 de março de 1906 - Foi um cantor e ator francês popular.

Filho de um compositor, com irmãos e irmãs que tiveram êxito nas suas próprias carreiras de entretenimento musical, Jean Sablon estudou piano no Lycée Charlemagne, em Paris. Ele saiu antes de terminar o curso para se inscrever no Conservatório de Paris, a fim de concentrar-se em uma carreira vocal.

Começou no cabarés de Paris com a idade de 17, e posteriormente foi acompanhado pelo seu primeiro álbum pelo pianista / compositor Mireille, cuja canção Sofás dans le Foin se tornou um grande sucesso.


Mais tarde, ele a parceria agitadamente popular Mistinguett no Casino de Paris e reforçaram consideravelmente a sua carreira. Ele foi o primeiro cantor de cabaré usar um microfone em seu estádio agir. Em 1920 ele passou o tempo no Brasil onde seus registros permanecem extremamente populares hoje.


Em 1937 ele ganhou o Grand Prix du Disque para a canção "Vous qui passez sans-me voir", escrito por ele por Charles Trenet e Jorge Cruz. Nesse mesmo ano, ele foi para os Estados Unidos, onde ele cantou ao vivo sobre as emissões de rádio para a CBS e fez vários registros no idioma Inglês. Na Broadway, ele trabalhou com luminosas, como Cole Porter e George Gershwin. Ele regressou a Paris mas com a ocupação alemã da França na II Guerra Mundial, ele voltou à América para a duração.


Jean Sablon se tornou uma das mais aclamadas cantoras masculino francês, considerado apenas no segundo ciclo global de popularidade de Maurice Chevalier. Seus registros no vendidos aos milhões em todo o mundo e ele é frequentemente referido como o equivalente francês do America's Bing Crosby.


Durante sua carreira, gravou com alguns dos principais músicos do mundo todo, inclusive Django Reinhardt e Stéphane Grappelli. Sablon é creditado com a mediação da estréia Reinhardt em uma boate na moda em 1933. Ele também é reconhecido pelo seu talento como um lírico e um compositor. Sablon apareceu em uma série de filmes e televisão realizando filmes como vocalista ou um pianista, sua última vinda, em 1984, quando ele cantou "abril, em Paris", no Mistral's Daughter, o popular americana TV miniseries filmado na França. Jean Sablon faleceu em 24 de fevereiro de 1994 em Cannes-La Bocca e foi sepultado no Cimetière du Montparnasse, em Paris.




PRÓXIMOS EVENTOS


A MAISON



10/3/2016 – Seminário Rio Academy


17/3/2016 - Show do Manu Dibango + Conferência com Philippe Urfalino


24/3 Foto-Conferências


31/3: Música no Museu



 


Saiba mais no site:


http://riodejaneiro.ambafrance-br.org/Em-marco-na-MAISON


 A Maison

 Avenida Antonio Carlos 58, 11° andar,

Centro - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

 Fone: (21) 3974-6660

 Biblioteca aberta às segundas,

quartas, quintas e sextas-feiras de 11 às 19h.



****************************



MENSAGEM DA JORNALISTA MARIA ARAÚJO

 


Caros amigos, Philippe Jardin e Charles Langhendreies, foi emocionante encontrá-los aqui em nosso Rio de Janeiro, recordei com alegria, minha estada em Paris na ocasião do lançamento do livro Palais Seabra a felicidade de ter a presença de vocês pessoas tão significativas como representantes de Paris a cidade Luz que amo.


Desejo muito sucesso na caminhada de vocês com a primorosa Obra, Jean Sablon Lê Musique-hall au XX secle avec Jean  Sablon premier chanteur moderne  The French Cronner Who Charmed The World.


"São emoções positivas que nos proporciona a alegria de viver"


Um grande abraço,


Maria Araújo.







CRÉDITO:


Postagem a partir do e-mail da jornalista Maria Araújo enviado à nossa redação.



 


 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também