Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Geral > Instituto Braudel

Instituto Braudel

Geral por Betty Silberstein em 2014-04-02 23:36:16

O Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial é uma iniciativa pioneira formada em 1987, em São Paulo, por um grupo de economistas, empresários, lideranças públicas e jornalistas, buscando formas de superar problemas institucionais que inibem o desenvolvimento humano na América Latina, conduzindo pesquisas, debates públicos e ações sociais, estimulando criatividade e liderança.

O nome do Instituto homenageia Fernand Braudel (1902-85), grande historiador francês, um dos fundadores da Universidade de São Paulo.

Um dos principais focos do Instituto é a Educação, área tão carente, principalmente no nosso país.

Foi desenvolvido o projeto “Círculo de Leitura” em escolas de baixo desempenho, onde estudantes líderes (“multiplicadores”) foram preparados para conduzir grupos nas escolas para ler e discutir os clássicos da Literatura mundial – Homero, Platão, Shakespeare, Mark Twain, Guimarães Rosa e Machado de Assis. Houve a grata surpresa de se descobrir adolescentes de grande potencial, capazes de desenvolver a curiosidade, a reflexão e a concentração de outros alunos, trabalhando também a formação de valores éticos por meio da leitura das obras e discussões em grupo.

Como parte do programa “Círculos de Leitura”, foi criada uma Academia de Ciência e Matemática, com atividades que estimulam o interesse e despertam a vocação pelas Ciências, a fim de implementar o conhecimento científico junto aos jovens da rede pública estadual de ensino.

Como se vê, o Instituto Braudel e seus parceiros merecem uma salva de palmas por contribuírem com a boa formação de novas gerações, direcionando bastante atenção à Educação, que é o principal fator a ser considerado para o desenvolvimento sustentável do Brasil (e do mundo!).

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também