Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Eventos > Bibliotecas do Século XXI: desafios e perspectivas

Bibliotecas do Século XXI: desafios e perspectivas

Eventos por Dinorá Couto Cançado em 2016-03-11 16:59:33

A partir de um chamativo, o encantamento por um evento  ocorreu.  Ivan Santana Braga, professor e poeta que atua na Biblioteca Braille Dorina Nowill - DF - Brasil, foi o escolhido para representar a Família Braille. E foi escolha acertada, voltou encantado e com a certeza  que já estamos no caminho certo, pondo no papel  um pouco das impressões, apreciem  o seu  texto poético, ao final dessa nota sobre o seminário.

Olha que legal esse seminário.
E importante a participação nem que seja uma pessoa por setor....veio de Graça Pimentel. diretora das Bibliotecas Públicas do DF

Boa tarde, pessoal, em nome da Diretoria de Sistemas de Bibliotecas, convido a todos a participarem desse evento promovido pelo IPEA.
A temática é Bibliotecas do Século XXI: desafios e perspectivas
As inscrições estão sendo realizadas através do e-mail eventos@ipea.gov.br.  Veio de Sheila Gualberto, Gestora em Políticas Públicas e Gestão Governamental - Bibliotecária
 
                  Seminário debate desafios e perspectivas das bibliotecas 
 
O evento internacional aconteceu em Brasília, entre 7 e 9 de março, e reuniu especialistas do Brasil, da Espanha e do Chile
Entre 7 e 9 de março, o Ipea  promoveu em Brasília um evento que debateu  os desafios das bibliotecas no século XXI. O seminário, que reuniu  especialistas de diversas instituições do país, também contou com a presença de autoridades internacionais no assunto.  Com o objetivo de  contribuir para a melhoria dos serviços prestados pelas bibliotecas brasileiras, auxiliando na difusão e intercâmbio de conhecimento nacional e internacional sobre as principais tendências e aplicações mundiais no contexto da biblioteconomia e da ciência da informação, o evento foi um sucesso.
O evento foi uma iniciativa do Ipea pelo Dia do Bibliotecário, comemorado em 12 de março  e teve  a presença do presidente do Instituto, Jessé Souza. A programação teve início às 8h30, na sede do Ipea, em Brasília (SBS, Qd. 1, Bl. J, Edifício BNDES/Ipea, auditório Divonzir Gusso). Os interessados em participar do seminário  enviaram um e-mail para eventos@ipea.gov.br. No link, apreciamos toda a programação...

http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=27221&catid=2&Itemid=5                                      




 Bibliotecas sonhadoras
                                                           Por  Ivan Silveira Braga
Palmas. Parabéns. Tudo bonito. Divino maravilhoso. Parabéns, IPEA, pelo Seminário Internacional – Biblioteca do século XXI: Que Espetáculo!
   Que Deus abençoe esta casa. Todos envolvidos neste grande empreendimento. Que Deus abençoe os promotores, suas ideias, suas palavras, suas ações, políticas públicas, suas bibliotecas realizadas, em plena edificação! Suas Bibliotecas sonhadoras, em plena gestação...
  Que Deus abençoe! E a humanidade, escute! Escute e promova as condições necessárias para construção, reconstrução e melhorias das nossas Bibliotecas Públicas. Especializadas. Escolares. Espaço da Humanidade Brilhante. Espaço da construção Social dos conhecimentos. Espaço da Cultura. Memória, Institucional. Memória da História, Templo da sabedoria e do Amor.
  A gente da Biblioteca Braille Dorina Nowill -  Brasil, atenciosamente, escuta o “muro de suas e nossas lamentações”, escuta, tristemente, os gemidos de projetos bibliotecários, amarelando nas gavetas, sumindo nas nuvens dos mais avançados recursos da informática, do paraíso tecnológico. Escuta o tombo de velhas e raríssimas Bibliotecas, tesouro da encantadora natureza humana.
   A Biblioteca Braille Dorina Nowill escuta nosso futuro chorando na "existência virtual mais evoluída”. Agora, também escuta a voz do silêncio da vida plena. Escuta e enfrenta o deserto, solta o grito Solitário- Bibliotecário, de irmão para irmão, de coração pra coração. Grito de mudança, de transformação e esperança. Grito de Ação Positiva. Ação criadora. Grito da gente que sabe ser feliz com gente feito gente. A gente da Dorina Nowill trabalha com EDUCAÇÃO. Desdobramento do ser Humano. Desenvolvimento da cidadania, construção de um mundo solidário, saudável, agradável e feliz povo sábio.
   Agora, meus caros amigos, a gente, aqui, da Dorina Nowill já vem realizando este Grande Sonho de 1995, século XX, tudo na medida do impossível.
Esta casa faz a leitura do mundo humano, navega na Palavra viva. Constrói realmente o conhecimento social. Levanta a sabedoria. O amor amanhece cantando. Esta casa tem a experiência da liberdade do notável ser humano. A gente entende, compreende, constrói e compartilha a FELICIDADE.

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

RENATA GOMES

É muito gratificante saber que uma pessoa como Ivan Braga, amigo, parceiro e sempre pronto a ajudar. Esse ser sensível, lê para todos o tempo todo, sem falar da sua sensibilidade para escrever. Ser que encanta com suas leituras e poesias.

RENATA GOMES

É muito gratificante saber que uma pessoa como Ivan Braga, amigo, parceiro e sempre pronto a ajudar. Esse ser sensível, lê para todos o tempo todo, sem falar da sua sensibilidade para escrever. Ser que encanta com suas leituras e poesias.

Publicidade

Veja também