Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > Auto publicação de livros didáticos

Auto publicação de livros didáticos

Literatura por Betty Silberstein em 2016-03-11 22:12:05


O Clube de Autores, maior site de publicação de livros e impressão sob demanda da América Latina, divulga avanço do self-publishing de livros didáticos no Brasil. De acordo com dados da empresa, no ano passado, o gênero apresentou um aumento de mais de 120% em número de títulos oferecidos e de 53% em vendagem.


Os números superam o crescimento da média nacional de auto publicação, que foi de 38%, entre novembro de 2014 a novembro de 2015, segundo estimativa da plataforma. Entre 2009 e 2016, cerca de 1.900 livros didáticos foram publicados pelo Clube de Autores. No mesmo período, o número de vendas do gênero superou a marca de 30 mil exemplares.


Essa nova tendência pode ser representada por Rafael Barbosa da Cunha, Professor de Ciências do Ensino Fundamental e Médio com mais de quinze anos de experiência no magistério, que após anos de tentativas frustradas de publicação em editoras convencionais, encontrou no Clube de Autores a alternativa ideal para realizar seu sonho: publicar livros didáticos. Hoje, suas obras já fazem parte da grade curricular obrigatória de escolas em Niterói, no Rio de Janeiro.


Indio Brasileiro, sócio-fundador do Clube de Autores, concorda e destaca que o segmento já está estabilizado no exterior: “Nos Estados Unidos, por exemplo, o
self-publishing já é bastante popular. As versões digitais de obras provenientes da auto publicação já representam 38% das vendas de e-books na Amazon e quatro entre cinco americanos afirmaram que pretender lançar um livro”, afirma.


Ricardo Almeida, sócio-presidente da empresa, ressalta que o movimento também já pode ser observado com força no Brasil: “O Clube de Autores representa 83% de
self-publishing nacional e, dentro desse universo, em apenas um ano, apresentou um crescimento de 38%”.


Dados do setor


Brasil

Segundo pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) por encomenda do Sindicato Nacional de Editores de Livros (Snel) e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), em 2014, considerando apenas as vendas para o mercado, o segmento de livros didáticos registrou faturamento de 1,4 bilhão de reais, 10% a mais do que em 2013.


Entre novembro de 2014 a novembro de 2015, o Clube de Autores ultrapassou a marca dos 50 mil títulos disponibilizados em sua plataforma, respondendo por 83% do mercado nacional. Durante o mesmo período, o
self-publishing nacional saltou 38%, atingindo a marca de mais de 66 mil livros publicados.

 

Mundo

Entre 2011 e 2013, o número de livros auto publicados nos Estados Unidos cresceu mais de 85%, superando a marca de 450 mil.


Livros independentes representam 25% de todos os livros na lista de
best-sellers da Amazon.


No Reino Unido, 18 milhões de livros auto publicados foram vendidos em 2013 – um crescimento de 79% no seu
market share.


Sobre o Clube de Autores


O Clube de Autores (www.clubedeautores.com.br) é o primeiro site brasileiro que possibilita ao escritor publicar sua obra sem tiragem mínima – sob demanda – e sem nenhum custo. Fruto da união dos sócios Índio Brasileiro Guerra Neto, Ricardo Almeida e Anderson de Andrade, o
site inovou no segmento de publicação de livros. Há quase sete anos no mercado editorial, contabiliza 40 mil autores e um acervo de aproximadamente 50 mil títulos.

 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também